15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE – INTEGRANDO ACADÊMICOS EM CENÁRIOS DE PRÁTICA DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: As comunidades ribeirinhas situadas no interior da Amazônia encontram-se numa região pouco povoada e com uma assistência precária na área da Saúde. Nesse contexto, a equipe multidisciplinar de saúde (com profissionais da medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição) possui um papel fundamental em prestar um serviço de saúde humanizado e integralizado para uma população carente disso, sendo uma oportunidade única para os acadêmicos.

Objetivos

Objetivos: integrar acadêmicos nos cenários de prática da equipe multidisciplinar de saúde nas comunidades ribeirinhas, além compreender a importância da equipe para essas comunidades e vivenciar a profissão em contextos diversos.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo realizado pelos acadêmicos de medicina da cidade de Coari, juntamente com uma equipe multidisciplinar. Para a efetivação dessas práticas foram selecionadas duas comunidades ribeirinhas da cidade de Coari – AM, na bacia Médio Solimões. Nas comunidades, cada uma em um dia, adaptaram-se áreas disponíveis, como escolas rurais e igrejas para as práticas. Foram acomodados os consultórios médicos para atendimento dos ribeirinhos, onde em cada sala ficavam 8 acadêmicos de medicina divididos em 4 consultórios, sendo todas as duplas supervisionadas por um médico responsável. Nas demais salas, havia os fisioterapeutas e alunos para ajudar a parcela da população que necessitasse, além também da enfermagem, a qual realizou as triagens e também exames de Papanicolau. Por último, e não menos importante, a nutricionista realizava a atenção dietética aos pacientes, sempre inserida no contexto no qual se encontram.

Resultados

Resultados: A primeira comunidade assistida foi a Comunidade Tauana, localizada na margem esquerda do Rio Solimões com 40 famílias e cerca de 240 habitantes, enquanto a segunda foi a Esperança I, localizada na margem direita, comunidade maior com 100 famílias e por volta de 500 habitantes. De toda essa população, 258 (34,49%) foram atendidos pela equipe multidisciplinar.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Cenários de prática tipicamente amazônicos como as comunidades ribeirinhas, são muito importantes para a formação médica, pois possibilitam que os acadêmicos possam vivenciar, conhecer e interagir com as populações tradicionais amazônicas, permitindo uma visão mais holística da gênese das doenças bem como conhecer as vertentes sociais e ambientais das doenças, proporcionando uma formação integral.

Palavras-chave

Amazônia. Ribeirinhos. Equipe Multidisciplinar. Saúde.

Área

Clínica Médica

Instituições

INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA - Amazonas - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

PEDRO José Leite de Almeida Mendonça, Ricardo Faria dos Santos, Bruno Pinho Mineiro Gonçalves, Hiago Leite da Silva, Kaique Lopes Bacelar