15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Depressão e ansiedade em pacientes hospitalizados com precauções de contato para microorganismos resistentes a múltiplos fármacos

Fundamentação/Introdução

Resistência a múltiplas drogas; configurações hospitalares; país de renda média; ansiedade; depressão

Objetivos

Precauções de contato para pacientes com organismos multirresistentes (MDROs) foi associado a efeitos adversos.

Delineamento e Métodos

O objetivo deste estudo é avaliar a presença e o nível de ansiedade e depressão através de diferentes escalas padronizadas entre os pacientes em isolamento devido às MDROs

Resultados

Trata-se de um estudo transversal com pacientes hospitalizados sobre as precauções de contato para os MDROs. Um questionário foi elaborado para analisar a presença e nível de depressão e ansiedade em pacientes usando escalas padronizadas. Dados clínicos e uso de drogas psicotrópicas também foram avaliados. Uma análise multivariada foi realizada para definir questões independentes para os escores de ansiedade / depressão para criar um questionário curto, facilitando uma abordagem prática para o atendimento de pacientes hospitalizados com MDROs. Uma curva ROC (receiver operating characteristic) foi plotada para determinar a capacidade diagnóstica do escore simplificado.

Conclusões/Considerações finais

Um total de 141 pacientes foi incluído no estudo, dos quais 68 foram isolados por causa da colonização por MDRO, enquanto 73 não foram isolados (grupo controle). Quarenta e cinco (31,9%) pacientes apresentaram algum grau de ansiedade. Pacientes em isolamento de contato MDRO apresentaram um nível de ansiedade maior do que aqueles que não foram isolados (55,9% vs. 9,6%, p <0,001). Uma análise multivariada com cada questionário foi usada para determinar a presença ou ausência de ansiedade / depressão. A equação permitiu a construção de um escore com área ROC de 0,949 e sensibilidade de 91,1%.

Palavras-chave

O isolamento de contato para MDROs está associado ao aumento da ansiedade e da depressão.Um escore simples de ansiedade foi desenvolvido e deve ser validado para triagem.

Área

Clínica Médica

Autores

Aline Maciel Gouveia, Eline Maria Granzotto, Felipe Francisco Bondan Tuon, Juliano Gasparetto