15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PAPEL MULTIDISCIPLINAR PARA A TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA NA REDE DE ASSISTÊNCIA EM CAPITAL DO EXTREMO NORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fundamentação/Introdução

Saúde Pública; Clínica Médica; Nefrologia

Objetivos

A proposta de integralidade assistencial proporcionada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostra-se fundamental no que tange cuidados de pacientes com necessidade de terapia renal substitutiva (TRS). A abordagem multiprofissional torna possível o manejo de pacientes em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de indígenas e imigrantes. Tais grupos destacam o cenário de Roraima quanto a eficácia ou déficits relativos as equipes de saúde visto que se trata de uma região fronteiriça distante dos centros de referência do país.

Delineamento e Métodos

Discutir as abordagens e limitações relativas à terapia renal substitutiva encontradas durante estágio de clínica médica.

Resultados

Relato de experiência, sendo um estudo retrospectivo, descritivo e observacional.

Conclusões/Considerações finais

A integração dos autores à rotina hospitalar permitiu a percepção de diversas situações evidenciam deficiências ou a eficácia do serviço de nefrologia em hospital de referência do estado de Roraima. Em meio à crise migratória venezuelana, o papel do serviço social e a comunicação entre os setores governamentais e de saúde mostrou-se essencial. Muitos destes pacientes buscaram atendimento no Brasil por falência do serviço de TRS em seu país natal. Outrossim, tal equipe adquire notoriedade diante do alto número de pacientes com baixa renda, tornando, muitas vezes, possível o acesso a medicamentos de médio ou alto custo. Destaca-se também o papel da equipe de psicologia, além da avaliação emocional, o serviço busca conscientizar muitos dos que realizam hemodiálise sobre a importância e benefícios do transplante renal. Este é, por vezes, negligenciado ainda que haja doador compatível, tal situação costuma ocorrer em meio aos que têm menor escolaridade.

Palavras-chave

O impacto positivo resultante da integração da equipe multidisciplinar e sua atividade ordeira é capaz de gerar celeridade, eficácia e eficiência, tornando o paciente menos propenso à abandonar a terapia renal substitutiva e até mesmo, à aqueles receosos de realizar o transplante, conseguir realizar abordagem para que optem por este procedimento, considerado o padrão-ouro. A integração interdisciplinar também gera impacto positivo na própria equipe, fazendo com que cada profissional seja capaz de reconhecer suas limitações e atuar de maneira a melhor complementar seus colegas.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Gabriel Melo Alexandre Silva, Larissa Soares Cardoso, Kim Tavares Mesquita, Pablo André Brito de Souza, Ana Cássia Silva Oliveira