15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL DE PACIENTES IDOSOS EM CUIDADOS PALIATIVOS NO SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Fundamentação/Introdução

Cuidados Paliativos, Medicina Clínica, Assistência a Idosos.

Objetivos

Com o intuito de melhor promover os cuidados dos pacientes com a análise de métodos diagnósticos e/ou terapêuticos proporcionais, tem-se a abordagem dos Cuidados Paliativos. Tal terapêutica em diferentes populações com doenças crônicas progressivas visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Delineamento e Métodos

: Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos pacientes idosos em cuidados paliativos internados na enfermaria de clínica médica de um hospital universitário.

Resultados

Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, realizado na cidade de Lagarto, Sergipe, em um serviço secundário no período entre Fevereiro a Abril de 2019. Estavam aptos a participar deste estudo os pacientes acima de 60 anos que estiveram internados no setor de clínica médica e com indicação de cuidados paliativos confirmados pelo escore de Necessidades Paliativas (NECPAL). Os dados foram coletados por meio de entrevistas a paciente, familiares e equipe assistente, além da revisão dos prontuários dos pacientes avaliados com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo paciente ou pelo responsável legal em casos de impossibilidade do próprio entrevistado assinar.

Conclusões/Considerações finais

Foram avaliados 30 pacientes. Houve um maior número de pacientes do sexo masculino (60,0% da amostra). A média de idade dos participantes foi de 85,5 anos, com amplitude da amostra de 65 a 101 anos. A procedência dos pacientes foi do estado de Sergipe e da Bahia, com 28 e 2 pacientes, respectivamente. Os pacientes tiveram indicação de cuidados paliativos por diversos motivos, com a causa mais frequente Síndrome Demencial, representando 70,0% da amostra, seguido de neoplasia com metástase a distância, representado por 13,3% dos participantes. Outras causas de indicação foram Acidente Vascular Encefálico(AVE) Isquêmico ou Hemorrágico (10,0%), Síndrome de Imobilidade e Fragilidade(SIF) sem diagnóstico etiológico identificado (3,3%) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em estado avançado (3,3%). A performance pela escala Palliative Performance Scale (PPS) foi na maior parte de 10% com Índice de Charlson de 7,667 como valor médio.

Palavras-chave

As Síndromes demenciais foram as principais causas de indicação de cuidados paliativos, seguido de neoplasia com metástase a distância, AVE e SIF. Verificada baixa performance status e elevada quantidade de comorbidades. Mais estudos são necessários para acompanhar os pacientes após a alta.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

Gilberta Guadalupe Souza Santos, Victor Gabriel Santana Cruz, Fernando Every Belo Xavier, Rivia Siqueira Amorim