15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Frequência da Síndrome de Burnout em graduandos de Medicina: Estudo Transversal

Fundamentação/Introdução

Estudantes – Esgotamento Emocional – Medicina

Objetivos

A Síndrome de Burnout (SB), segundo Maslach & Jackson, é entendida como uma reação ao estresse emocional devido o contato excessivo com pessoas. A SB pode ser caracterizada por três dimensões que se relacionam, mas que, também, são independentes: 1- exaustão emocional: pode ser entendida como uma falta de entusiasmo, sensação de frustação; 2- despersonalização: ausência de sensibilidade emocional, atitudes negativas e hostis; 3- diminuição da realização pessoal no trabalho: tendência de se auto avaliar de maneira negativa, mostrando-se insatisfeito com seu desempenho.

Delineamento e Métodos

Verificar a frequência da Síndrome de Burnout entre os graduandos de Medicina de Maceió-AL

Resultados

Tratou-se de um estudo descritivo transversal, abordagem quantitativa, aplicando-se o Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) para avaliação da síndrome de Burnout entre os graduandos, e um questionário sociodemográfico, elaborado pelos pesquisadores, para caracterização da amostra. Como critério de inclusão foi adotado todos os estudantes regularmente matriculados a partir do 9º período do curso de medicina no momento de resposta ao formulário. E foram excluídos os formulários não completamente preenchidos e os menores de 17 anos. Utilizou-se o programa Excel® para análise descritiva e inferencial dos dados.

Conclusões/Considerações finais

A amostra constituiu-se de 120 graduandos, com média de 24,33 anos. 60,84% eram do sexo feminino, 63,33% moravam com a família e 10,83% se enquadraram nos critérios para Síndrome de Burnout. Ao observar as dimensões do Burnout separadamente, observa-se que os participantes obtiveram maior prevalência e média de exaustão emocional, mas baixos índices em descrença e redução da eficácia de seu desempenho.

Palavras-chave

Os resultados apontaram uma frequência da Síndrome de Burnout de 10,83% entre os graduandos de Medicina em Maceió-AL.

Área

Clínica Médica

Autores

Clarissa Menezes Monteiro, Elizia Regina Amancio Medrado de Almeida, Allef Roberto Gomes Bezerra, Gabriel Martins Tomaz Rocha, Fernando José de Vasconcelos Paes, Fabiano Timbo Barbosa