15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS PLASMÁTICAS DE SUBSTRATOS BIOQUÍMICOS EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL SUBMETIDOS A TESTE DE EQUIPAMENTO ISOCINÉTICO DE MEMBROS INFERIORES.

Fundamentação/Introdução

Isocinético, treinamento, exercício.

Objetivos

Marcadores bioquímicos (proteínas, metabólitos e eletrólitos), são elementos que podem ser utilizados por profissionais para averiguar a carga de exercício, desempenho atlético e dano muscular de atletas de alto rendimento. O trabalho assim se justifica pela escassez de dados e materiais que quantifiquem biomarcadores de desempenho após diferentes protocolos de esforço físico.

Delineamento e Métodos

Determinar e analisar Biomarcadores de adaptação celular, dano muscular, dano oxidativo, substratos energéticos em uma sessão de avaliação de força de membros inferiores em equipamento isocinético.

Resultados

Estudo transversal de 12 jogadores de futebol profissional do sexo masculino submetidos a uma sessão de avaliação de força de membros inferiores em equipamento isocinético.

Conclusões/Considerações finais

A análise dos resultados da determinação da dosagem de glicose, proteínas totais, albumina, lactato desidrogenase (LDH), mostraram uma elevação estatisticamente significante (p>0,05).

Palavras-chave

O protocolo de força analisado em equipamento isocinético promoveu glicogenólise combinada a uma microlesão adaptativa caracterizada por elevação de LDH com Creatina quinase normal.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Augusto Poloniato Gelain, Luiz Casemiro Krzyzaniak Grando , Luciano de Oliveira Siqueira, Cleiton Chiamonti Bona, Nelson Joao Tagliari