15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Púrpura trombocitopênica trombótica após vacinação contra H1N1

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença grave, caracterizada por plaquetopenia, anemia hemolítica microangiopática e em alguns casos com disfunção orgânica. Decorre da redução na atividade da ADAMTS13, mediada pela formação de autoanticorpos contra esta protease, sabe-se que algumas drogas podem compor a gênese deste processo. Trata-se de uma emergência, e caso o tratamento não seja estabelecido prontamente, apresenta alta mortalidade.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de Púrpura trombocitopênica trombótica, condição rara e potencialmente fatal. Alertar para a possibilidade da vacinação contra a H1N1 ser um possível deflagrador da doença.

Caso

Relato de caso: Mulher de 56 anos, admitida em hospital terciário devido ao início súbito de mal-estar, náuseas e sangramentos: hemorragia conjuntival, gengivorragia, equimoses e melena; sintomas desencadeados após 3 dias da vacinação contra a Influenza. Nos exames possuía anemia hemolítica (Hb 7,24g/dl, HT 21%), LDH 1180 U/L (313 a 618), hiperbilirrubinemia (Total: 2,2mg/dl, indireta: 1,5mg/dl) e plaquetopenia (3.000/mm³). O esfregaço de sangue periférico demonstrou a presença de esquizócitos. Teste de coombs direto negativo. Paciente diagnosticada com PTT a partir da apresentação clínica. Inicialmente tratada com corticoide, sem resposta. Com a instituição de plasmaférese, houve melhora expressiva dos baixos níveis de plaquetas e subsequente remissão da doença.

Conclusões/Considerações finais

Considerações Finais: Este relato sugere que a vacinação contra H1N1 pode ter um papel potencial na deflagração da Púrpura trombocitopênica trombótica, condizente com outros relatos de casos. A limitação na dosagem de atividade da ADAMTS 13 ou pesquisa do auto-anticorpos contra a protease ADAMTS 13 não deve ser um fator limitante na elucidação diagnóstica, por tratar-se de uma condição potencialmente grave e que apresentará alta mortalidade, caso não seja tratada pronta e adequadamente.

Palavras-chave

Púrpura trombocitopênica trombótica; vacina H1N1; vacina Influenza; microangiopatia trombótica

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Ana Nery - Bahia - Brasil

Autores

Cipriano Reis Gama, Thiago Santana Pereira, Itala Gomes e Santos, Victor Pereira Mattos, Dulcilalia Medeiros de Sousa Ferreira, Larissa Fe Matos Galvão