15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré pós vacinação influenza: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Palavras chaves: Vacina influenza, síndrome de Guilliain Barré

Objetivos

Introdução: A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma forma de polineuropatia que causa fraqueza muscular com redução ou ausência de reflexos e pico de incidência entre 20 e 40 anos de idade. É geralmente precedida por infecção ou outra estimulação imunológica que induz uma resposta auto-imune aberrante visando nervos periféricos e suas raízes espinhais e que tem incidência anual de 1-4 casos por 100.000 habitantes. Raramente a aplicação de algumas vacinas pode anteceder o início da SGB. Geralmente, os sintomas aparecem entre 1 a 21 dias após administração da vacina e caracteriza-se principalmente por fraqueza muscular ascendente bilateral e simétrica.

Caso

Objetivo: Apresentar um caso clinico de SGB pós vacinação influenza, uma manifestação neurológica incomum e potencialmente grave, que pode ser desencadeada pela vacinação e que necessita de diagnóstico precoce para evitar complicações sérias e risco de vida.

Conclusões/Considerações finais

Descrição do caso: Estudo descritivo de relato de caso de um paciente do sexo masculino, de 89 anos de idade, previamente hígido segundo os familiares, que iniciou com dor intensa em região coxo femoral direita, seguida de alteração da marcha e progressivo comprometimento da deambulação. Refere que há aproximadamente 11 dias antes da internação havia recebido a vacina influenza e evoluiu com dificuldade para levantar-se, manter-se em pé e andar. Relata que manteve controle de esficter e que não apresentou alterações sensitivas. Exame do líquor demonstrou aspecto límpido, proteína 110mg/dl, citometria leucócitos 2 células, hemácias ausentes), glicose 60mg/dl (glicose sérica 110). Iniciado albendazol e posteriormente imunoglobulina 400mg/kg/dia por 05 dias e fisioterapia. Tomografia de coluna lombar, torácica e crânio sem alterações. Recebeu alta estável hemodinamicamente, alerta, consciente, conversando, apresentando, ao exame físico, melhora discreta de força em membros inferiores. Não apresentou progressão da doença para os membros superiores.

Palavras-chave

Conclusão: A SGB tem como principal risco o acometimento dos músculos respiratórios o que pode levar a morte. Dessa forma, torna-se importante o diagnóstico e tratamento precoce. Deve-se considerar que o próprio vírus da influenza pode desencadear a SGB e a frequência é de 1 caso por milhão de doses administradas, e o risco de desenvolver SGB pós vacinação influenza e muito menor do que as complicações da influenza que podem ser prevenidas pela imunização.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

NATALIA SALDANHA GOUVEA SANTOS, SAMUEL BERG SANTIAGO, MARCELO ZAMBELLI TAVEIRA, DANIELLA REIS Rebello, ALEXANDRE AUGUSTO DOS SANTOS MAGALHAES