15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SIMULAÇÃO REALÍSTICA APLICADA EM UM CURRÍCULO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE MEDICINA PARA O APRENDIZADO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

Fundamentação/Introdução

A aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, do inglês problem-based learning) tem como inspiração os princípios das metodologias ativas de ensino, em que os alunos aprendem a compreender e a preparar-se para resolver problemas relativos às suas futuras profissões. Diante disso, a simulação realística de casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e abordagem de protocolos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) tem como foco o aprendizado e acompanhamento da evolução dos alunos antes de se depararem com a realidade.

Objetivos

Descrever a experiência de simulações realísticas de atendimento à PCR como método de ensino em uma Faculdade de Medicina que aplica o método PBL.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de experiência de estudantes e monitores da unidade curricular de Habilidades Médicas e Comunicação sobre a aquisição de habilidades médicas em RCP, em um curso de Medicina baseado em metodologias ativas segundo método PBL.

Resultados

O ensino de atendimento a PCR inicia-se com o estudo prévio do tema que será abordado na aula, esta realizada com no máximo 20 alunos. O material teórico de apoio é o Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) da American Heart Association. No início do encontro, os alunos são submetidos a um pré-teste, referente ao que estudaram. Após, são formados grupos de 5 alunos, que se dividem em funções para o atendimento: 1) líder da equipe 2) massagem cardíaca 3) monitorização 4) via aérea 5) acesso venoso e medicações. O líder recebe um caso clínico que resultará em PCR e o conduz em um manequim simulador de paciente para treinamento de RCP, conectado a um monitor cardíaco, controlado pelo professor. O líder deve orientar a equipe técnica assistencial para executar cada função da RCP. Durante o atendimento, atores (monitores) entram na cena, simulando a presença de familiares ou integrantes da equipe de saúde. Após a finalização do caso simulado, inicia-se o debriefing, momento de análise do atendimento para esclarecimento de dúvidas. Ainda, o professor e os demais alunos realizam um feedback para os alunos que atuaram no caso, corrigindo eventuais equívocos e reforçando condutas corretas.

Conclusões/Considerações finais

A simulação realística no aprendizado da PCR possibilita ao estudante desenvolver habilidades médicas em RCP, baseado nos protocolos mais atuais. A simulação estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação com a equipe de saúde e ensina a lidar com o estresse da presença de familiares e profissionais no cenário de reanimação.

Palavras-chave

simulação realística, educação médica, parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil

Autores

Beatriz Pyrich Cavalheiro, Virgilio Frota Rossato, Dayane Medeiros Dias, Orlana Fontolan, Tatiana Rosa Ogata Nakagawa