15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DE LENNOX-GASTAUT ASSOCIADA À PNEUMONIAS

Introdução/Fundamentos

O artigo se propõe a descrever o caso de uma Síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) em paciente com obesidade mórbida grau III com hipoventilação da obesidade associada a múltiplas pneumonias. Sua relevância científica está no fato de que a SLG cursa com redução da função cognitiva, aumentando o risco de obesidade e suas comorbidades, sendo necessário, portanto, maior atenção para investigação e manejo. Palavras-chave: Síndrome de Lennox-Gastaut; Pneumonia de repetição.

Objetivos

Discussão da associação entre a SLG, obesidade mórbida e pneumonias de repetição, a fim de ressaltar a necessidade de avaliação integral do paciente.

Caso

Paciente masculino, 31 anos, branco, deu entrada em sala vermelha com rebaixamento do nível de consciência e insuficiência respiratória. HPP: SLG, Obesidade grau III, Síndrome de Obesidade-Hipoventilação (SOH) e dislipidemia. Múltiplas internações prévias devido a pneumonias. Nega alergias, tabagismo e alcoolismo. Em uso de Quetiapina; Ácido Valpróico; Lamotrigina; Clobazam; Fluoxetina; Levomepromazina e Sinvastatina. Glasgow 11, alternando momentos de agitação psicomotora e rebaixamento de consciência. Exame físico cardiopulmonar com RCR, em dois tempos, sem sopro, FC 80bpm, pulmões com murmúrio vesicular fisiológico difusamente reduzido, com roncos de transmissão discretos. Nebulização com O2 a 7L/min, SatO2 94%, FR 20 irpm. A conduta realizada foi a internação na UTI; antibioticoterapia; heparina de baixo peso molecular; gasometria de controle; fisioterapia respiratória, VNI e medicamentos de uso domiciliar. O paciente evoluiu com melhora do quadro clínico.

Conclusões/Considerações finais

Nesse caso clínico o paciente desenvolveu como provável sequela da SLG um transtorno alimentar associado à psicose. Esse transtorno por sua vez, levou a um quadro de obesidade grau III, acompanhado de SOH e consequentes pneumonias de repetição. O tratamento estabelecido para SLG consiste, principalmente, no uso de antipsicóticos, que possuem efeitos colaterais como ganho de peso, predispondo a obesidade, maior colapsabilidade da via aérea e diminuição da resposta ventilatória, fatores de risco para pneumonias. O uso dessas drogas, inclusive, foi fator de confusão importante durante o quadro de pneumonia de repetição, dificultando o diagnóstico precoce. Infere-se, pelo exposto, que a SLG pode desencadear uma sequência de eventos que contribuem para o aumento de risco de desenvolvimento de pneumonias de repetição. Não observar o paciente em sua integralidade pode levar a erros diagnósticos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE VILA VELHA - Espírito Santo - Brasil

Autores

Patricia Reis de Mello Freitas, Hanna Shantala Pontes, Igor Gonçalves Sant'Ana, Kamilla Azevedo Bosi, Kamylla Cristina Del Piero Almeida, Juliano Monteiro de Rezende