15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AMAUROSE COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DA SARCOIDOSE – RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A sarcoidose é uma patologia sistêmica granulomatosa de origem desconhecida. Os primeiros sinais de acometimento são sistêmicos e incluem astenia e febre baixa, porém podem ocorrer dispneia, tosse seca e dor torácica. As manifestações neurológicas são raras e aparecem em menos de 5% dos pacientes, sendo a mais comum a paralisia do nervo facial.

Objetivos

Auxiliar no diagnóstico da sarcoidose, atentando às manifestações extrapulmonares.

Caso

Paciente feminina, 29 anos, procurou inicialmente atendimento com oftalmologista devido a diminuição da acuidade visual à direita, porém descartou-se lesões oculares e correlacionou-se o sintoma com lesão em nervo óptico. Após investigação, com suspeita de glioma do nervo óptico, foram observadas lesões com aspecto multinodular no hipotálamo, no quiasma óptico e nervo óptico à direita. A Tomografia Computadorizada de tórax evidenciou lesões pulmonares e linfonodomegalias mediastinais sugestivas com sarcoidose. O diagnóstico foi confirmado através de biópsia de linfonodo mediastinal, com granuloma do tipo sarcoídico.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico da neurossarcoidose é complexo, pois os sinais radiológicos podem ser inespecíficos e a biópsia das lesões dificultada pela localização intangível dos granulomas. Como as manifestações sistêmicas mais comuns estão associadas ao sistema respiratório, a maioria dos casos de neurossarcoidose ocorre em pacientes com diagnóstico prévio de sarcoidose pulmonar ou localizada em outros órgãos. No caso relatado a paciente inicialmente não tinha nenhum sintoma pulmonar, o que dificultou o diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Orsi, Anna Sofia Silva Amorim, Caroline Uber Ghisi, Marina Andrade Lima, Jaqueline Hoffmann