15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Proteus: Caso Clínico

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Proteus (SP) é uma síndrome hamartomatosa rara caracterizada por malformações causadas por crescimento excessivo e multifocal dos tecidos, gerando uma grande variedade de expressões clínicas, das quais se destacam o gigantismo parcial dos membros, hipertrofia craniofacial, anormalidades ósseas, escoliose, hematomas de tecidos moles, nevos pigmentados, tumores subcutâneos, macrocefalia e visceromegalias.

Objetivos

O objetivo do relato é descrever o quadro clínico do paciente portador da SP, visando expor as limitações físicas e psicossociais que ela acarreta, assim como o seu prognóstico.

Caso

O artigo relata um caso de SP em um paciente masculino de 18 anos que não faz acompanhamento clínico desde final de 2013. O paciente teve o diagnóstico com 11 anos de idade, sendo acompanhado pelas especialidades de ortopedia e cirurgia vascular, as quais indicaram como conduta, a amputação dos membros inferiores, sem aceitação do paciente e de seus familiares.

Conclusões/Considerações finais

Devido as deformidades que a SP causa, o paciente relatado, entretanto, se apresenta relutante a opção de amputação devido a agressividade do tratamento o que tem prejudicado a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Além disso, a sobrecarga na coluna é inevitável devido a marcha prejudicada pelas extremidades deformadas. A SP é uma doença rara, pouco compreendida e que causa prejuízos físicos e psicológicos graves, sendo a apresentação desse caso importante para o estudo e orientação.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Marina Candido da Silva, Flavia Manchur, Gerusa Andrade, Marcelo Puzzi