15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Pneumonia necrotizante: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução: A pneumonia necrotizante é uma complicação rara da pneumonia adquirida na comunidade e decorre da destruição do tecido pulmonar e do aumento de focos necróticos.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso clinico desta grave complicação que pode cursar com hemoptise, empiema, abscesso, gangrena e falência respiratória.

Caso

Caso: Paciente feminina, 25 anos, branca, previamente hígida, foi internada em novembro de 2018 com quadro de pneumonia e suspeita de sepse com foco abdominal. Paciente referia quadro de gastroenterite há 4 dias com vômitos, diarreia aquosa sem muco ou sangue, episódios de febre aferida em 39°C e síncope. Ao exame apresentava-se taquicárdica, taquipneica, desidratada, hipotensa (78 x 39 mmHg), Glasgow 15, hipocorada, afebril e murmúrios vesiculares presentes bilateralmente. Tomografia computadorizada de tórax evidenciou extensa consolidação pulmonar nos lobos superior e inferior direitos, pequeno derrame pleural bilateral, maior à direita, algumas opacidades nodulares medindo até 10 mm e opacidades em vidro fosco no segmento anterior do lobo superior direito. Evoluiu com dor abdominal ventilatório-dependente, dispnéia e acidose metabólica. Tratada inicialmente com Ceftriaxone, Claritromicina e Noradrenalina através de acesso venoso central. Cursou com agravamento do padrão respiratório, sendo encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva. Foram feitos teste de HIV, rotavírus nas fezes e pesquisa de BAAR no escarro, que se mostraram negativos. A nova tomografia de tórax evidenciou lesão escavada, septada, sem realce significativo ao contraste endovenoso, com líquido em seu interior e opacidades em vidro fosco adjacentes, medindo 32x47 mm, localizada em lobo superior direito. Ademais, opacidades em vidro fosco no lobo inferior direito e atelectasia parcial do lobo inferior direito. Posteriormente foi realizada uma fibrobroncoscopia e confirmado o diagnóstico de pneumonia bacteriana necrotizante.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O tratamento da pneumonia necrotizante, clinicamente, é baseado na antibioticoterapia adequada e controle da evolução através de exames de imagem. Já o tratamento cirúrgico é feito em casos que necessitam recuperação local rápida e melhora das condições locais. Na paciente referida foi iniciado o escalonamento com os antibióticos Piperacilina e Tazobactama (penicilinas de amplo espectro), Fosfato de Oseltamivir e isolamento respiratório. A paciente apresentou em 48-72 horas, melhoras do padrão respiratórios e dos demais critérios.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Anna Sofia Silva Amorim, Heloise Buss, Caroline Uber Ghisi, Marina Andrade Lima, Julia Orsi