15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Série de casos: diferentes manifestações no quadro da Chikungunya.

Introdução/Fundamentos

Introdução: A Chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), a sua transmissão é principalmente pelo mosquito Aedes Aegypti. O quadro clínico das arboviroses se caracteriza por febre, astenia, dor no corpo e manifestação articular.

Objetivos

Esta série de casos tem por objetivo apresentar diferentes manifestações possíveis no quadro da Chikungunya.

Caso

Caso 1: homem, 24 anos, com quadro de febre, astenia e poliartrite em grandes e pequenas articulações (punhos, IFP e MTC), mimetizando uma artrite reumatoide, há 50 dias (quadro subagudo). Apresentou IgM CHIKV positivo, VHS 11 e PCR 24. Foi manejado com hidroxicloroquina (HCQ) 400mg e prednisona 10 mg, evoluiu de forma boa com regressão e retirada completa das medicações após três meses. Caso 2: mulher, 74 anos, com dor no ombro e poliartrite há 30 dias. Apresentou IgM CHIKV positivo, VHS 85 e PCR 26,5. Fez uso inicialmente de prednisona e HCQ por três meses, sem resolução do quadro, trocou-se a HCQ por metotrexato (MTX). Teve boa evolução, com retirada completa do corticoide, mas mantendo-se o uso do MTX até o momento. Caso 3: homem 32 anos, com quadro de oligoartrite de grandes articulações (punhos e um joelho) e febre diária por sete dias. Procurou o reumatologista com 30 dias de evolução apresentando IgM CHIKV positivo, VHS 90 e PCR 48. Fez uso de HCQ 400mg e prednisona 15mg. Evoluiu com melhora, sem recidiva após retirada do corticoide e mantém o uso da HCQ até o momento. Caso 4: mulher, 69 anos com febre e artralgia por 10 dias evoluiu com dor em cintura escapular e pélvica associada à rigidez matinal, mimetizando uma polimialgia reumática (PR). Apresentou bursite subdelteoideana/subacromial à RM de ombro, o que também indicava para PR. Foi à consulta com 35 dias de evolução (evolução subaguda) com IgM CHIKV positivo, VHS 80 e PCR 30. Fez uso de prednisona e HCQ. Evoluiu bem, com grande melhora das provas inflamatórias e faz uso de HCQ até o momento.

Conclusões/Considerações finais

Apesar do quadro clássico ser uma poliartrite, relata-se quatro casos com diferentes manifestações articulares (oligoartrite e poliartrite) e diferentes evoluções, com três casos tendo cronificação, fazendo uso de medicações até o momento. Além disso, é importante salientar o fato de dois casos mimetizarem outras doenças articulares, artrite reumatoide e polimialgia reumática. Isso nos permite concluir que o diagnóstico deve ser suspeitado diante de diferentes comprometimentos articulares em lugares endêmicos confirmando-se através da sorologia.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Andressa Gabrielly Rodrigues Beserra, Allana Campos Alves, Diogo Rios Ávila, Fabiana Castro Machado, Flávio Fernandes Barboza