15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Dia Mundial do Rim 2019: Conscientização sobre Doenças Renais em População de Blumenau-SC.

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Dia Mundial do Rim foi comemorado este ano no dia 14 de março e, na cidade de Blumenau, foi realizada uma campanha em local público, de acordo com o tema do ano “Saúde dos Rins para todos”.

Objetivos

Objetivo: Conscientizar a população da importância de praticar hábitos de vida saudáveis e rastrear fatores predisponentes de Doença Renal Crônica (DRC), propiciando a melhora da qualidade de vida e de promoção de saúde.

Delineamento e Métodos

Métodos: O evento ocorreu no dia 14/03/2019, das 16h até 22h, no parque público Ramiro Ruediger em Blumenau-SC. A ação atingiu 99 pessoas (51 homens e 48 mulheres). A equipe que realizou a campanha contou com nutricionistas, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e estudantes de medicina. Foi aplicado um questionário simples criado pelos organizadores, composto pelas variáveis: idade, peso, índice de massa corporal (IMC), tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS) prévia, diabetes mellitus II (DM II) prévia, valores prévios de creatinina sérica (Cr), conhecimento do significado de sua Cr, histórico familiar de DRC. Nos participantes foram avaliados: pressão arterial (PA), glicemia, peso, altura e circunferência abdominal (CA).

Resultados

Resultados: A idade média dos participantes foi 50,2 anos, destes, 35 (35,3%) estão em idade de risco para DRC (> 60 anos). Em relação à antropometria, a média do IMC foi 26,9, sendo que 54 pacientes (54,5%) estão acima do peso ideal (> 24,9). Quanto ao tabagismo, 5 pacientes (5%) são fumantes, e 5 pacientes (5%) ex-tabagistas. Através da aferição da PA e do questionário, somou-se 23 pacientes (22,2%) em tratamento para HAS, sendo que 6 pacientes (6%) com valores de PA aumentados (PA sistólica ≥150mmHg e/ou diastólica ≥90mmHg). Por fim, 12 participantes (12,1%) estavam em tratamento para DM, 2 casos com a glicemia aumentada (≥200mg/dL). Além disso, 66 participantes (66,6%) não sabiam dizer o significado da sua Cr, ao serem perguntados sobre valores, apenas 13 souberam responder.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A campanha de prevenção de DRC tem se mostrado efetiva, atingindo um número significativo de pessoas. Foi possível identificar e orientar os pacientes com fatores de risco para DRC, além de estimular cuidados com a saúde do rim, melhores hábitos de vida e conscientização sobre o significado e importância de fazer exames e ter o seguimento médico adequado.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Helio Cassi Junior, Fernando Baldissera Piovesan, Roberto Benvenutti, Anna Sofia Silva Amorim, Izabela Filipaki Kazama, Igor Eduardo Castellain