15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Derrame pericárdico em consequência de hipotireoidismo clínico: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

O hipotireoidismo é uma doença com sintomatologia sistêmica, na qual a manifestação cardíaca mais comum é o derrame pericárdico.

Objetivos

Relatar a associação entre o hipotireoidismo e o derrame pericárdico, uma vez que essa apresentação cardíaca é comum quando a condição metabólica tem diagnóstico tardio.

Caso

A.C.L.S, feminino, 16, subdiagnosticada na infância com hipotireoidismo. Após a menarca, começou a apresentar redução da curva de crescimento, astenia e edema generalizado, com hormônio estimulante da tireóide e T4 livre normais. Apresentava, também, estradiol alto e hormônio luteinizante suprimidos, o que resultou em anasarca. Aos 15 anos, foi admitida na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica por quadro de insuficiência cardíaca congestiva, com piora progressiva de edema em mãos e pés, ascite, além de dispneia aos grandes esforços. Ao ecocardiograma, evidenciou-se um derrame pericárdico volumoso com compressão parcial de cavidades direitas e um aumento importante da área cardíaca. A paciente foi tratada com Milrinona, Furosemida e Morfina. Além disso, foi realizada punção aspirativa de líquido pericárdico, que demonstrou aspecto ligeiramente turvo com neutrófilos, hemácias, alta concentração de proteínas e linfomononucleares consideráveis, sem evidência de coloração de microorganismos pela bacterioscopia. Após o período de internação, foi iniciado o uso de Levotiroxina para o controle do hipotireoidismo com subsequente alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

A descrição deste caso é relevante pelo fato de a repercussão cardíaca ser comum no hipotireoidismo. A apresentação clínica do derrame pericárdico é insidiosa e caracteriza-se pela astenia, dispneia e edema, sendo súbita a instalação da condição. Neste caso, é importante destacar a ocorrência de um derrame pericárdico maciço como resultado de um diagnóstico tardio da enfermidade metabólica.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Luisa Pisacane, Marina Mendes Duarte, Rodolpho Correa Schwingel, Suely Keiko Kohara