15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Vigilância epidemiológica das Hepatites virais no Brasil

Fundamentação/Introdução

As hepatites virais são um conjunto de vírus que apresentam elevado hepatotropismo e estão relacionados a disfunções nesse órgão, podendo ter curso agudo quanto crônico. A epidemiologia mundial delas é diversa, com diversos locais de endemia,como a América do Sul. Os subtipos existentes de maior relevância clínica incluem hepatite A, B, C, D e E, contudo, os mais prevalentes de acordo com o contexto brasileiro são hepatite A, B e C

Objetivos

O objetivo deste trabalho é analisar a epidemiologia das hepatites virais no Brasil, com a finalidade de melhor conhecer seu padrão de distribuição e evolução.

Delineamento e Métodos

Estudo de agregação temporal com o banco de dados das Hepatites Virais do Ministérios da Saúde foi realizado, os marcadores sorológicos utilizados foram o HBsAg e o Anti-HCV, para a hepatite B e C, respectivamente. Os dados de mortalidade foram coletados do Sistema de Informação da Mortalidade para mortes atribuídas a hepatites virais. O período analisado foi durante os anos de 2007 a 2016/17

Resultados

A casuística obteve uma incidência de 7,88 (IC 95%, 7,30-8,45) para a hepatite B, 11,9 (IC 95%, 11,15-12,65) para a hepatite C e uma mortalidade atribuída às hepatites virais de 1,61 (IC 95%, 1,35-1,87) mortes por 100.000 habitantes. Analisando graficamente os dados por distribuição municipal obteve diversas regiões de endemia, as regiões mais acometidas pelo vírus B foram a Fronteira Norte e Sul, litoral catarinense e o Espírito Santo, para o vírus C as cidades predominaram da regiões Metropolitanas, como Porto Alegre e São Paulo.

Conclusões/Considerações finais

As hepatites virais apresentam distribuição geográfica diversa no território brasileiro apresentando áreas de elevada endemia. Essa distribuição é diferente tanto para o vírus B quando para o C.


Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Felipe Dalmolin Winckler, Victor Antonio Kuiava, Eduardo Torres Grisolia, Natália Regina Pavan, Lísia Hoppe