15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS E EFEITO HAWTHORNE PARA PROMOÇÃO DE MUDANÇA DE HÁBITOS DE VIDA – ESTUDO DESCRITIVO E REVISÃO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

As mídias sociais potencializam os efeitos da educação em saúde. Além disso, a observação do indivíduo pode promover uma mudança positiva no seu comportamento, o que é conhecido como efeito Hawthorne, que pode ser usado de forma benéfica em mudanças de estilo de vida.

Objetivos

Descrever o perfil de participantes de um grupo interessado em mudança em estilo de vida através do uso de redes sociais; relatar a experiência de criação e desenvolvimento do grupo ao longo de seis meses; discutir a aplicação do efeito Hawthorne e mídias sociais na mudança em estilo de vida.

Delineamento e Métodos

Prospectivo observacional. Os participantes foram selecionados a partir de redes sociais e convidados para um grupo de Whatsapp onde receberiam mensagens de profissionais de saúde acerca de mudanças de estilo de vida e convite para encontros presenciais. O perfil foi delineado a partir de questionário online e a adesão medida pelo número de participantes que se mantiveram no grupo após 6 meses, taxa de resposta às postagens e número de respostas ao questionário 2. O estudo foi submetido ao comitê de ética em pesquisa.

Resultados

Para os descritores “social media” AND “healthy lifestyle” na Pubmed foram encontrados 160 retornos. O número inicial de participantes foi 110, sendo que 51 deles responderam ao primeiro questionário, todas mulheres; 76% apresentava sobrepeso ou obesidade. O principal objetivo relatado foi perda de peso visando o bem estar. Mais da metade nunca havia usado redes sociais para esse fim. Foram realizados 5 encontros presenciais com média de adesão de 20 participantes cada, onde foi discutido saúde da mulher, auto-estima, violência doméstica e sexualidade. A média de mensagens/dia no grupo de WhatsApp foi 128,2 no primeiro mês e de 2,9 no último mês de pesquisa; as mensagens enviadas pelos profissionais também reduziram ao longo dos meses. Após 6 meses, o grupo manteve 69 participantes, porém com apenas 7 respostas ao questionário 2.

Conclusões/Considerações finais

O fato de ser observado pelos profissionais no grupo não foi suficiente para garantir a adesão. A aplicação do efeito Hawthorne e das mídias sociais para mudança em estilo de vida é promissora, mas ainda com poucos estudos científicos. Um estudo qualitativo elucidaria os motivos para a diminuição da adesão ao longo do tempo e subsidiaria novas estratégias de ação.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Daniela Piera Fontes, Amanda Silva, Carolina Rodrigues Laranjeira Vilar, Jordana Lima Braga, Vanessa Cristine Ribeiro Fredrich