15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DE ANEURISMA DISSECANTE DA ARTÉRIA BASILAR- RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Aneurismas dissecantes da artéria basilar (ADAB) são eventos raros e frequentemente estão associados a hidrocefalia obstrutiva e compressão do tronco cerebral. Com o avanço das técnicas endovasculares, algumas dessas lesões tornaram-se tratáveis sem as altas taxas de morbimortalidade associadas ao tratamento cirúrgico aberto, embora com riscos próprios.

Objetivos

Descrição de um relato de caso de aneurisma dissecante da artéria basilar

Caso

Paciente feminino, 54 anos, apresentou cefaleia de forte intensidade súbita. Foi realizado uma tomografia de crânio, a qual demonstrou um aneurisma dissecante da artéria basilar e foi confirmado por arteriografia. Foi tratado com micromolas e stent destacado em frente ao colo do aneurisma, obteve evolução satisfatória.

Conclusões/Considerações finais

Os ADAB estão entre os aneurismas mais difíceis de tratar microcirurgicamente, e os tratamentos encovasculares substituíram a microcirurgia em muitos centros. Embora haja a eficácia e segurança dos tratamentos endovasculares, aneurismas complexos são propensos a falha com aneurisma residual ou recorrência.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

cindy caetano da silva, Samir ale bark, viviane aline buffon, ricardo riet, daniel wallbach peruffo, robertson alfredo bodanese pacheco