15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do conhecimento dos alunos do curso de medicina de uma universidade pública localizada no interior de Sergipe sobre ressuscitação cardiopulmonar

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos
As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço do total de óbitos por causas definidas no Brasil, representando a principal causa de morte na população geral. Diante desse contexto, sabe-se que a presença de um socorrista treinado é o principal determinante da sobrevivência de vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR).

Objetivos

Objetivos
Avaliar o conhecimento dos alunos de metodologia ativa do curso de medicina de uma universidade pública localizada no interior de Sergipe sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos
Trata-se de um estudo descritivo de caráter quantitativo e corte transversal. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário validado que foi adaptado e continha 15 questões objetivas com 5 alternativas, tendo como base as diretrizes para RCP da American Heart Association, publicada em 2015. A população escolhida foi uma amostra intencional não-probabilística por conveniência com estudantes do curso de medicina do 1º ao 6º ano letivo, sendo a amostra final do estudo constituída pelos alunos que responderam todas as questões do questionário sobre RCP. O dados foram descritos e analisados utilizando cálculos percentuais do índice de frequência de acertos por questão, bem como da média de acertos por ano letivo.

Resultados

Resultados
Participaram do estudo 175 alunos. A média de acertos da amostra total foi 65% e a porcentagem de questões corretas foi diretamente proporcional ao ano letivo do aluno. Enquanto a média de acertos no primeiro ano foi de 42,08%, a porcentagem de aproveitamento chegou a 77,54% no último ano, o que demonstra a evolução do conhecimento ao longo do curso. Os menores índices de acertos corresponderam aos temas: relação compressão-ventilação de acordo com o número de socorristas (23,01%), sequência da RCP (51,01%), parâmetros clínicos para o reconhecimento de uma PCR (52,2%) e tipos de arritmias da PCR (54,95%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais
Apesar da evolução do conhecimento dos alunos ao longo dos anos letivos estar bem estabelecida, nota-se a necessidade de aprimoramento de conceitos básicos sobre PCR e RCP. A avaliação constante dos alunos de medicina acerca desses temas é um indicador preciso dos ensinamentos passados, bem como um ótimo guia para planejamento de ações futuras.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

Isabella Fontes de Santana Lins, Abraão Dantas de Santana, Anderson de Carvalho Oliveira, Fernando Vicente de Araújo