15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diagnostico Diferencial das Massas cervicais - Relato de caso e revisão da literatura

Introdução/Fundamentos

A presença de massa cervical é um problema comum em pacientes que procuram atendimento clínico e representa um desafio diagnóstico. Muitas vezes não há sintomas associados e o achado se dá durante o exame físico. A massa pode ser a única manifestação de uma patologia grave e potencialmente maligna, especialmente na população adulta. A avaliação deve ser abordada de maneira criteriosa e disciplinada. Uma história completa e exame físico são passos essenciais na avaliação. Isso reduz as possibilidades de diagnóstico e ajuda a determinar as próximas etapas de investigação. Relatos científicos de massas cervicais surgiram no século XVII e meios para avaliar as massas cervicais são publicadas desde o século XX; ainda assim, apesar de toda a evolução da medicina, as massas cervicais continuam a causar desconforto para médicos e pacientes.

Objetivos

Os autores relatam um caso de massa cervical como única manifestação clínica e revisam a literatura, propondo um modelo simples e prático para a avaliação diagnóstica de pacientes que apresentam tumoração cervical como a principal expressão clínica de sua doença.

Caso


Paciente de 28 anos, sexo feminino, apresentando aumento de volume cervical a esquerda, em topografia supraclavicular, há cerca de 2 meses. Negava outros sintomas, como tosse, perda ponderal, epistaxe, gengivorragia, petequias, disfagia, odinofagia. Procurou atendimento clínico inicial em outro serviço, sendo prescrito antinflamatorio não esteroidal e solicitado exames bioquímicos e marcadores de infecções especificas (toxoplasmose, mononucleose, HIV, sífilis, tuberculose e blastomicose), que se mostraram negativos. Orientado observação e reavaliação em 4 semanas, não apresentando alteração do quadro. Solicitado então tomografia de pescoço e tórax. Após 2 meses deu entrada em nosso serviço, cuja continuidade da investigação mostrou tratar-se de metástases císticas cervicais, compatíveis com metástases de carcinoma de tireoide, sendo então encaminhada ao serviço de cirurgia de cabeça e pescoço.

Conclusões/Considerações finais

A investigação de massas cervicais é algo comum na prática clinica. O trabalho de investigação deve ser ágil para evitar atrasos no início do tratamento apropriado, mas não deve ser superficial, dada a grande gama de diagnósticos diferenciais. Elementos obtidos através de anamnese e exame clínico minuciosos afunilam as possibilidades diagnósticas e indicam o caminho diagnóstico a seguir, implicando também em prevenção quaternária, com redução de custos com exames desnecessários.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

PUCPR - Paraná - Brasil, Unicentro - Paraná - Brasil

Autores

Felipe Nathan Figueiredo, David Livingstone Alves Figueiredo, Bárbara Mendes Paz, Abrão José Melhem Júnior, Lars Voigt