15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MONONEURITE MÚLTIPLA SECUNDÁRIA À SARCOIDOSE: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica com envolvimento neurológico em cerca de 5% dos pacientes, e desses, cerca de 15 a 18% apresentam acometimento periférico. Raramente o acometimento nervoso periférico se apresenta como mononeurite múltipla (MNM). MNM é um termo usado para descrever um quadro clínico distinto de déficits motores e sensitivos progressivos na distribuição de nervos periféricos. A dor é um sintoma frequente em MNM, geralmente com dor neuropática na área de perda sensitiva e dor profunda no membro afetado. O diagnóstico é baseado no quadro clínico, biópsia e estudos eletrodiagnósticos. O tratamento da neuropatia na sarcoidose geralmente é feito com esteroide e imunossupressores e, em casos refratários, pode ser tentada terapia com inibidores do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α).

Objetivos

O presente relato de caso objetiva demonstrar uma forma pouco comum de acometimento da sarcoidose.

Caso

Feminina, 34 anos, é encaminhada ao reumatologista em novembro de 2017, por oftalmologista, após diagnóstico de uveíte anterior granulomatosa bilateral. Queixava-se de dor nos tornozelos e emagrecimento, 25 kg em um ano. Exame físico: discreto eritema nodoso e artrite dos dois tornozelos. Exames prévios: biópsia de pele (07/2017): eritema nodoso, BAAR negativo; TC tórax (2017): adenomegalia hilar bilateral, redução volumétrica do pulmão esquerdo, opacidades peribroncovasculares; Fosfatase alcalina 129, TGO 60, TGP 61, GGT 41. Através dessa avaliação, estabeleceu-se o diagnóstico de Síndrome de Lofgren/sarcoidose aguda, com acometimento articular, de pele, oftalmológico, pulmonar e hepático e se instituiu terapia com 40 mg de prednisona por dia. Paciente evoluiu bem ao tratamento, com remissão parcial da doença. No seguimento, acrescentou-se metotrexato 20 mg por semana, com redução gradual da prednisona para 5 mg por dia. Em janeiro de 2019, apresentou queixa de parestesia em pés, pior a direita, há 4 meses, acompanhada de fraqueza nas mãos. Foi solicitado eletroneuromiografia de membros inferiores, que apontou para neuropatia periférica sensitiva e motora moderada, assimétrica, de predomínio multifocal, corroborando para o diagnóstico de MNM secundária à sarcoidose.

Conclusões/Considerações finais

A sarcoidose é uma doença de acometimento heterogêneo em que múltiplos sistemas são afetados. Mesmo sendo menos comum, o acometimento neurológico sempre deve ser considerado, sendo a MNM uma forma periférica de apresentação.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Carmen Panceri, Adriane Rubin Prestes, Ana Flávia Missio da Silva, Ana Luiza da Silva Garcia, Ceres Cousseau Furlanetto, Matheus Augusto Eisenreich