15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Unhas de Beau: uma visão atual

Introdução/Fundamentos

A lâmina ungueal é constituída por células especializadas responsáveis pela renovação da matriz, que, por interrupção temporária de sua capacidade, podem originar anormalidades. Não raro, formam-se linhas transversais por entre essas porções anatômicas citadas que são chamadas de Unhas de Beau. Podem ser observadas em pacientes com picos de temperatura em doenças febris, pacientes com insuficiência renal crônica e em hemodiálise, pacientes com desvios congênitos ungueais, com estado nutricional deficitário e com hipersensibilidade a drogas e pacientes portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico, principalmente que apresentem o fenômeno de Raynaud. Além disso, vale ressaltar a aparição desse sinal em pacientes com sepse grave, sífilis, doença de Kawasaki, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Guillain-Barré, pacientes em uso de medicamentos como carbamazepina, quimioterápicos.

Objetivos

Esse trabalho tem como objetivo aprimorar a perspectiva clínica em meio aos diversos diagnósticos diferenciais a serem considerados ou descartados de modo que a análise ungueal seja utilizada para tanto.

Caso

Diante disso, analisamos uma paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, referindo dor difusa e astenia. Apresenta elevação de cpk e heliótropo (sinal patognomônico de Dermatomiosite) há cerca de três meses de evolução de quadro clínico, sendo diagnosticada com Dermatomiosite e identificadas as alterações faciais e, principalmente, ungueais - característica da fragilidade fisiológica causada e, portanto, compatíveis com as unhas de Beau.

Conclusões/Considerações finais

As unhas de Beau, portanto, devem ser consideradas como uma consequência – e nunca como uma causa – de diversos acometimentos ao paciente, sendo estes principalmente sistêmicos ou específicos da matriz ungueal. É interessante utilizar esse conhecimento dermatológico dentro da história natural da doença pelo clínico, uma vez que, partindo do princípio de restauração do organismo após alguma doença ou pós-tratamento agressivo, a análise das unhas deve ser um importante sinal para fins de acompanhamento, de progressão da doença e de melhora do indivíduo.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

UFMT - Mato Grosso - Brasil

Autores

GABRIEL FREITAS DE CAMPOS, DIOGO RIOS DE ÁVILA, ALLANA CAMPOS ALVES, ANDRESSA GABRIELLY RODRIGUES BESERRA, GABRIEL RIBEIRO LEÃO BARROSO, FLÁVIO FERNANDES BARBOZA