15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NA VISITA MULTIPROFISSIONAL À BEIRA DO LEITO NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO INFORMATIZADO

Fundamentação/Introdução

A visita de uma equipe multidisciplinar diária é uma prática crescente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes internados necessitam de cuidados de excelência dirigidos não apenas para os problemas fisiopatológicos, mas também para as questões psicossociais, ambientais e familiares que se tornam intimamente ligados à doença física. As UTI têm como requisitos mínimos uma equipe multiprofissional, contendo no mínimo médico, enfermeiro e fisioterapeuta. Dessa maneira, todo paciente internado em UTI deve receber assistência integral e interdisciplinar.

Objetivos

Avaliar os dados relacionados ao cuidado do paciente na UTI obtidos durante a visita multiprofissional diária, a fim de estipular planos de ação para a correção de possíveis problemas.

Delineamento e Métodos

Este estudo é uma avaliação retrospectiva a partir de uma coleta de dados dos pacientes à beira do leito na UTI através de um questionário online desenvolvido pela equipe multiprofissional. Os resultados foram obtidos pela visita dessa equipe que aplicou e respondeu ao questionário diariamente no período de julho de 2018 a junho de 2019. Os resultados foram compilados e avaliados utilizando dados descritivos.

Resultados

Foram obtidas 6120 respostas de pacientes internados. De acordo com os dados, aproximadamente 25% dos pacientes apresentavam distúrbio hidroeletrolítico a ser corrigido. Aos que fizeram uso de antibioticoterapia, 2,6% estavam em tratamento incorreto. Segundo os parâmetros hemodinâmicos, 3,4% dos pacientes não estavam adequados. 26,7% estavam com o controle de dextro inadequado. Os resultados farmacológicos mostraram que apenas 0,1% dos pacientes havia interação medicamentosa à ser corrigida. Em 4,9% dos pacientes estavam em condições de dispositivos invasivos inadequada. A higiene oral não estava adequada em 7,9%. Acerca dos dados nutricionais, aproximadamente um quarto dos pacientes não estavam com suporte adequado. 8,2% pacientes apresentaram estase. No que se refere ao contexto psicossocial dos pacientes, em 30% dos casos os familiares não eram participantes. 90% dos pacientes ou familiares necessitaram de acompanhamento com psicólogo.

Conclusões/Considerações finais

Os achados do presente estudo demonstraram que o questionário informatizado aplicado à beira do leito pela equipe multiprofissional foi eficaz. Com a praticidade e a agilidade desse método, as dificuldades das UTI puderam ser identificadas e corrigidas pela equipe multiprofissional.

Palavras-chave

visita multiprofissional, questionário informatizado, UTI.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Estudos e Pesquisa em Terapia Intensiva – CEPETI - Paraná - Brasil, Hospital Universitário Cajuru de Curitiba - Paraná - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)- Escola de Medicina - Paraná - Brasil

Autores

Letícia Corso MELO, Juliano GASPARETTO, Viviane Bernardes de Oliveira CHAIBEN, Luana Alves TANNOUS