15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

USO DE VARENICLINA ASSOCIADA A SINTOMAS DE PSICOSE EM PACIENTE SEM TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO PRÉVIO: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: A Vareniclina é um medicamento utilizado como terapia antitabagista por atuar como agonista parcial seletivo dos receptores nicotínicos. Sua ação resulta em baixa a moderada liberação de dopamina na via mesolímbica, auxiliando no combate a sintomas de desejo e abstinência. Entretanto, esse fator também pode levar ao desenvolvimento de sintomas psicóticos, já bem relatados na população com distúrbios psiquiátricos prévios, mas com pouca correlação com os pacientes previamente hígidos.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar a incidência de sintomas psiquiátricos (principalmente os psicóticos) em pacientes sem histórico psiquiátrico prévio em uso de Vareniclina.

Caso

CASO: Masculino, 49 anos, casado, 2 filhos, médico anestesiologista. Tabagista há 30 anos, em média 3 carteiras de cigarro/dia. Sem histórico de doenças psiquiátricas. Iniciou uso de Vareniclina há 10 anos pela primeira vez. Em episódios de recaída, fazia uso temporário da Vareniclina por conta própria. Na última recaída, neste ano (2019), começou a apresentar sintomas psicóticos (delírios de perseguição) com a retomada da utilização do medicamento para cessar o tabagismo. Após exames descartarem outras causas secundárias e ser feito a retirada da Vareniclina e introdução de Risperidona 1 mg, foi obtida a remissão completa dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Vareniclina apresenta resultados promissores para cessação do tabagismo, mas está fortemente associada a efeitos colaterais psiquiátricos, mesmo em pacientes sem distúrbios psiquiátricos prévios como constatado em alguns relatos de caso atuais. Dessa forma, todos pacientes em uso de Vareniclina devem ter sintomas neuropsiquiátricos monitorados durante o tratamento.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Harien Aline Sprung, Alexandre Leal Laux, Vitoria Leticia Gomes Rota, Evelyn Carolina Suquebski Dib, Bruna Frigo Bobato