15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome da Lise Tumoral após biópsia em paciente com tumor sólido no mediastino - Um relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A síndrome da lise tumoral é umas das complicações mais comuns relacionadas a neoplasias. A incidência e gravidade estão relacionadas com tamanho e potencial tumoral para a lise das células tumorais, das características do paciente e dos cuidados de suporte. Ocorre principalmente após quimioterapia convencional, sendo menos frequente após procedimentos invasivos, como biópsias.

Objetivos

Este trabalho possui objetivo de enriquecer a comunidade médica com um caso documentado de massa mediastinal e seu seguimento após biópsia, onde evoluiu com síndrome da lise tumoral.
Também, espera-se que este relato seja inspirador para o maior conhecimento médico e melhor conduta em casos futuros.

Caso

Paciente masculino, 14 anos, venezuelano, refere que há dois meses apresentava tosse leve, com secreção incolor. Como houve piora da tosse forte associada a dispneia intensa e edema de face. Procurou o hospital infantil de referência do estado, onde recebeu os primeiros cuidados e realizou raio x de tórax evidenciando alargamento mediastinal. Foi encaminhado ao Hospital Geral de Roraima onde foi internado para investigação. Foi submetido a mediastinotomia anterior esquerda para biópsia e encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva. Apresentou alterações eletrocardiográficas associada a níveis elevados de potássio, sendo diagnosticado com síndrome da lise tumoral. Após medidas de correção, houve melhora clínico-laboratorial e encaminhado para bloco aos cuidados da oncohematologia. Obteve-se o resultado da biópsia que evidenciou proliferação difusa de pequenas células de núcleos redondos hipercromáticos, favorecendo o diagnóstico de linfoma de pequenas células. O resultado da imuno-histoquímica foi conclusivo para linfoma linfoblástico de células T.

Conclusões/Considerações finais

A descrição deste caso clínico permite chamar a atenção para uma causa pouco frequente de síndrome da lise tumoral, determinada por grande tumor no mediastino (Linfoma de célula T linfoblástico). No caso apresentado, foi possível intervenção terapêutica que obteve evolução favorável através dos cuidados intensivos e monitorização constante.

Palavras-chave

Tumor mediastinal
Lise tumoral

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

Valentina Ryan de Almeida Lima, Natacha Helen de Assunção, Washington Luiz Aquino de Souza Júnior