15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA (CPRE) EM UM HOSPITAL NO ESTADO DE ALAGOAS.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A CPRE é um procedimento híbrido endoscópico e radiológico, com a indicação principal para terapêutica de doenças pancreatobiliares. Tendo como principal efeito adverso, em curto prazo, a pancreatite.

Objetivos

OBJETIVO: Estabelecer o perfil clínico-epidemiológico de pacientes submetidos a CPRE em um serviço hospitalar no estado de Alagoas.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: Estudo descritivo e retrospectivo realizado por meio de dados obtidos em prontuário eletrônico de um serviço hospitalar, no qual foram avaliadas as principais características da população submetida a CPRE no período de janeiro 2014 a dezembro de 2018.

Resultados

RESULTADOS: Somaram-se 188 pacientes submetidos à CPRE entre 2014 e 2018 em um serviço hospitalar em Alagoas. O sexo feminino foi o mais prevalente com 61,2% no panorama geral. A faixa etária mais acometida foi acima de 60 anos (54%). A maior causa de submissão a este procedimento foi a coledocolitíase (58,2%), consequentemente a maior complicação foi a pancreatite, porém, esta apresentou números em queda ao longo do tempo, chegando a apenas um caso em 2018.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: No serviço em que se realizou a CPRE, no estado de Alagoas, entre 2014 e 2018, o maior índice da realização desse procedimento foi por coledocolitíase. Adicionado a isso, o maior número de pacientes foi do sexo feminino, o que confirma um dos maiores fatores de risco para colelitíase. Nota-se também uma diminuição das complicações ao longo do tempo. Este cenário demonstra a maior habilidade adquirida pelos endoscopistas do serviço, a cada novo procedimento, associada a profilaxia para pancreatite realizada adequadamente, antes da intervenção, favorecendo uma queda gradativa dos efeitos pós cirúrgicos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

BRUNA RHUANA CORREIA SILVA, THATIANA MARIA CAVALCANTE ALVES SOUZA, DANIEL PACHECO COSTA, MARIA GABRIELA CORREIA SILVA, CINTIA LARA MARTINS BEZERRA