15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LESÃO EXPANSIVA DA SELA COM SUSPEITA DE MACROADENOMA:RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A hipófise e a sela túrcica podem ser acometidas por uma série de lesões, incluindo tumores benignos e malignos, bem como uma ampla variedade de doenças não neoplásicas. Os aspectos clínicos e radiológicos podem auxiliar no diagnóstico diferencial destas lesões.

Objetivos

O relato de caso tem como objetivo demonstrar a importância do estudo clínico, dos sinais e sintomas, tratamento e diagnostico de macroadenoma. Por ser um tumor raro, o desconhecimento desse tumor pode levar ao atraso do seu diagnóstico e até óbito.

Caso

D.F.C, 72 anos, masculino, procedente de Pedro Afonso -TO, dando entrada no dia 17 de outubro de 2017 relatando que há aproximadamente um ano e seis meses apresenta comprometimento da visão, sensações de desequilíbrio eventuais que vêm tendo sua frequência aumentada durante estes meses e dificuldade ao deambular, necessitando apoiar-se em objetos para manter-se ereto. Tomografia computadorizada do crânio e das órbitas, que demonstraram lesão expansiva de aspecto extra-axial, na região selar/supra-selar, com realce heterogêneo pelo meio de contraste, com porção lateral esquerda hipodensa, medindo cerca de 2,1 x 1,5 x 1,8 (LL x CC x AP).

Conclusões/Considerações finais

Diante do apresentado, podemos concluir que o macroadenoma é um assunto pouco debatido pela medicina, necessitando de mais dados sobre o diagnóstico e tratamento, melhorando assim a sobrevida do paciente.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Hallan Dantas de Melo, Audice Barros Alencar, Nathalia Silva Sousa, Sofia de Assis Oliveira, José Roberto Lopes Rivero