15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE TUBERCULOSE NOTIFICADOS NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO REFERENTE AO PERÍODO DE 2012 A 2018

Fundamentação/Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa que tem como principal agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, cuja principal característica é a preferência pelo parênquima pulmonar ocorrendo a transmissão de pessoa a pessoa pela inalação de partículas aerossóis contaminadas, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O quadro clínico é variável, mas alguns sintomas são comemorativos dessa patologia como tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e fadiga. Tal sintomatologia é indicação para investigação da TB que através de exames de imagem associados a exames laboratoriais como a baciloscopia podem evidenciar o diagnóstico etiológico. Apesar de ser uma doença que possui tratamento e cura a TB é considerada um problema de saúde pública, por conseguinte a falta de adesão ao tratamento contribui para a formação desse cenário.

Objetivos

Avaliar o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose em Araguaína–TO, entre os anos de 2012 a 2018.

Delineamento e Métodos

Análise retrospectiva, quantitativa e descritiva do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Analisou-se faixa etária, zona de residência, tratamento diretamente observado e evolução.

Resultados

Do total de casos analisados (306), o menor registro foi no ano de 2015 (36) e o de maior registro em 2016 (53), representando um aumento significativo no curso de um ano. Ainda em relação à incidência, observou-se que a principal faixa etária acometida foi de 30-39 anos (81) o que implica em um impacto socioeconômico significativo por ser uma idade laborativa. No que tange a zona de residência nota-se uma expressiva sobreposição da população urbana (259) sobre a rural (39), fato que está em consonância com a literatura, pois o agente etiológico se dissemina facilmente em conglomerados populacionais por via inalatória. Não obstante, embora a adesão ao tratamento seja dificultada pelo número excessivo de drogas e suas doses, o estudo em questão demonstrou uma taxa de 68% de cura (208) e mínimas frações de abandono (21) e óbito (11) pela TB no período analisado.

Conclusões/Considerações finais

Pela importância deste agravo para a saúde pública, faz-se necessária instituição de diagnóstico preciso e terapêutica correta que atuarão diretamente no prognóstico do paciente, a fim de minimizar os impactos que a TB gera no âmbito socioeconômico bem como na condição física do indivíduo.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriel Lima Barcellos, Vinicius Machado Bringel de Castro Cruz, Winnye Marques Ferreira, José Walter Lima Prado, Valéria Carvalho dos Reis