15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Associação entre o consumo de chocolate e a gravidade do primeiro infarto

Fundamentação/Introdução

As doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, são as principais responsáveis pelos óbitos mundiais. Os flavonoides presentes no chocolate podem originar benefícios para pessoas que possuem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e apresentar efeito coadjuvante a terapias conhecidas.

Objetivos

Analisar a associação entre o consumo de chocolate, a complexidade das lesões coronarianas, fatores de risco e a gravidade do primeiro infarto em pacientes atendidos no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e em outros hospitais do Estado de Santa Catarina.

Delineamento e Métodos

Subanálise do estudo de coorte Catarina Heart Study, avaliou 350 pacientes com primeiro infarto. Os pacientes responderam um questionário que engloba diversas variáveis, como clínicas e eletrocardiográficas. Utilizou-se os testes: qui-quadrado, U de Mann-Whitney, t de Student e Kolmogorov-Smirnov. Análise no SPSS 13.0, considerado significativo p<0,05.

Resultados

Houve menor prevalência de hipertensão (43,2% vs 62,3%, p=0,003), diabetes mellitus (13,5% vs 25,7%, p=0,027) e tabagismo (24,3% vs 37,7%, p=0,032) entre os que consomem chocolate. Maior uso de álcool (40,5% vs 26,4%, p=0,018) e drogas (9,5% vs 3,3%, p=0,023) entre os que consomem chocolate. Entre os pacientes que consumiam chocolate, houve correlação negativa entre quantidade consumida e Syntax (r= -0,296, p=0,019).

Conclusões/Considerações finais

Houve associação entre consumo de chocolate e menor prevalência de hipertensão, diabetes e tabagismo. Não houve associação entre quantidade de chocolate consumida e função ventricular pós-infarto e TIMI frame count. Maior prevalência do uso de álcool e drogas entre os que consomem chocolate. Correlação negativa entre Syntax e quantidade de chocolate consumida.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Heloyse Martins Duarte, Daniel Medeiros Moreira, Milena Christy Rocha de Oliveira, Ramona Jung