15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE GILBERT: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A Síndrome de Gilbert é um distúrbio genético benigno do fígado que ocorre em 5% a 7% da população e se constitui no aparecimento de discreta hiperbilirrubinemia indireta, cronicamente recorrente, ocorrendo na ausência de doença do fígado e/ou manifestações de hemólise. Sua causa primária é a mutação no gene da enzima que realiza a glucuronidação hepática da bilirrubina causando redução da atividade da enzima UDP-glucuronil-transferase, responsável pela transformação da bilirrubina indireta em bilirrubina direta.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com Síndrome de Gilbert atendida por uma equipe de saúde da família no âmbito da atenção básica de saúde.

Caso

S.C.B., 27 anos, sexo feminino, parda, lavradora, compareceu a unidade básica de saúde relatando icterícia intermitente há cerca de 6 meses, com duração de alguns dias, mais presente durante estresse emocional e período menstrual, associado a manchas hipocrômicas em membros superiores, dorso e abdômen, pruriginosas, de início há 8 meses. Refere alopecia difusa, cefaleia em região parietal e occipital acompanhada de náuseas. Nega vômitos, nega escotomas cintilantes. Ao exame físico, lesões crostosas de acne em dorso, parte proximal. Máculas hipocrômicas, discretas, sem descamação. Paciente retorna após 4 meses da primeira consulta queixando-se de presença de nódulo em região anal, referindo ainda saída de secreção purulenta a compressão mamilar direita, nega dor. Nos exames laboratoriais, apresenta valores de bilirrubinas alterados – bilirrubina direta: 0,97mg/dL; bilirrubina indireta: 1,42mg/Dl; bilirrubina total: 2,39mg/dL. Paciente foi encaminhada ao setor de Hepatologia do Hospital de Doenças Tropicais para realização de exames mais específicos. O diagnóstico foi feito por exclusão devido à ausência de demais sintomas associados a demais patologias.

Conclusões/Considerações finais

O caso apresentado traz ao debate a importância de um equipe de saúde da família bem capacitada, de um bom exame físico e da anamnese como ferramentas fundamentais para lucidar o diagnóstico. Mostra a relevância da atenção básica de saúde como ponto de entrada para referenciar pacientes aos diversos serviços do sistema de saúde para garantir boa qualidade de vida ao paciente. Além de promover o cuidado longitudinal, a atenção primária cuida do paciente por uma visão holística, levando em conta fatores emocionais, familiares e sociais, o que resulta na garantia do direito a saúde para a população.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Rafael de Oliveira Araújo, Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Patrick Nunes Brito, Danilo Lopes da Silva, Rodolfo Lima Araújo