15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONEAL EM PACIENTE IDOSO IMUNODEPRIMIDO

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) peritoneal é uma forma comum de TB abdominal, relativamente prevalente em pacientes moradores de países em desenvolvimento, sendo acometida em 1-2% de todos os casos de TB. Os pacientes que estão em alto risco para tal envolvimento incluem aqueles que estão imunossuprimidos com, aproximadamente, 12% dos novos diagnósticos ocorrendo em pacientes que são HIV (Vírus da imunodeficiência humana) positivos.

Objetivos

Apresentamos um caso de TB peritoneal nos quais os achados radiográficos atuaram como componentes fundamentais no estabelecimento do diagnóstico final.

Caso

Paciente masculino, 62 anos apresentou-se ao pronto socorro com dor abdominal insidiosa e prolongada além de febre, náuseas e vômitos com diagnóstico prévio de SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) há 3 meses. Foi submetido a uma tomografia computadorizada (TC) do abdome que demonstrou profusão de linfonodomegalias retroperitoneais e mesentéricas, adventando-se como hipóteses diagnósticas principais, no contexto de imunossupressão, doença linfoproliferativa e adenite infecciosa. Cerca de 6 meses após realizou uma ultrassonografia abdominal que novamente evidenciou um conglomerado linfonodal retroperitoneal e mesentérico. A TC de abdome confirmou esse achado, de modo que os linfonodos encontravam-se um pouco mais aglomerados do que no estudo anterior, formando agora um aspecto de “massa”. O paciente foi submetido à biópsia videolaparoscópica 1 mês mais tarde, o qual resultado histopatológico mostrou-se negativo para células neoplásicas, bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) e para fungos. Uma nova tentativa de biópsia cirúrgica por meio de laparotomia foi realizada 1 mês após, entretanto, não teve sucesso devido a sangramento abundante no mesentério, com diagnóstico histopatológico de fibrose. Após mais 1 mês, tendo decorridos 9 meses desde o diagnóstico inicial das linfonodomegalias, o paciente foi submetido a uma biópsia orientada por TC com diagnóstico histopatológico de inflamação crônica granulomatosa com necrose caseosa sugestiva de TB.

Conclusões/Considerações finais

Exames de diagnóstico por imagem podem fornecer informações importantes no estabelecimento do diagnóstico, bem como serem utilizados para orientação de biópsias percutâneas. Devido às altas taxas de morbidade e mortalidade associadas à tuberculose peritoneal, um diagnóstico e tratamento precoce continuam sendo vitais para melhorar o prognóstico.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maria Aline Santana Trindade , Isabelle Pastor Bandeira , Pâmella Hellmann, Paulo Roberto Wille , Rafael Dahmer Rocha