15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE LARÍNGEA DE FOCO PRIMÁRIO: UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A tuberculose laríngea constitui menos de 1% dos casos de tuberculose extrapulmonar, porém é uma das doenças granulomatosas da laringe mais comum. O seu principal diagnóstico diferencial é o carcinoma de laringe, pelas características ao exame clínico e pela presença dos mesmos fatores de risco.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de tuberculose laríngea de foco primário.

Caso

Paciente EMLS, sexo feminino, 52 anos, branca, tabagista abstêmia há 28 anos e portadora de artrite reumatoide em uso contínuo de corticoide há mais de 20 anos em associação com imunossupressor. Iniciou sintomas de disfagia, odinofagia, disfonia, perda de peso de 30 quilos em sete meses, fadiga e sudorese noturna diária. Após sete meses evoluiu com rouquidão, estridor, dispneia, evoluindo para uma insuficiência respiratória, sendo encaminhada para traqueostomia de urgência. Foi realizada uma laringoscopia que detectou importante edema de cartilagem aritenóide. Radiografia de tórax não apresentava sinais de tuberculose pulmonar. Tomografia Computadorizada de pescoço detectou formação tecidual irregular e mal delimitada localizada na região glótica/supraglótica, obliterando seios piriformes e ocluindo quase que totalmente a coluna da via aérea. Foram realizadas três laringoscopias com biópsias, sendo duas inconclusivas e a última com laudo de inflamação granulomatosa com necrose caseosa, sem neoplasia em amostra e com negatividade em pesquisa BAAR, mas com sugestão do patologista para tuberculose por aspectos morfológicos, que associados a apresentação clínica fecharam o diagnóstico de tuberculose laríngea. Atualmente a paciente cursa em quinto mês de tratamento, em fase de manutenção de acordo recomendação do Ministério da Saúde. Ultrassonografia cervical não evidenciou lesão glótica, mas sim a presença nódulo cervical sugestivo de linfonodo. Paciente ainda com traqueostomia, mas com melhora dos sintomas.

Conclusões/Considerações finais

O quadro de tuberculose laríngea sem foco pulmonar pode estar relacionado ao uso contínuo de corticoide e imunossupressor por longo período, o que facilitou uma possível propagação por via hematogênica do Bacilo de Koch por imunossupressão, forma mais rara de disseminação da doença. A amostra para biópsia não foi reagente a pesquisa BAAR, reafirmando a importância da associação com o quadro clínico da paciente e boa avaliação da amostra pelo avaliador no diagnóstico diferencial com o carcinoma laríngeo.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Amanda Prado Nascimento, Carolina Palmeira Teixeira Martins, Cayan Gomes de Oliveira, Larissa Prado Meira