15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Panorama dos Centros de Tratamento de Queimaduras: um desafio na saúde pública

Fundamentação/Introdução

O Centro de Tratamento de Queimadura (CTQ) é um setor de alta complexidades que conta com equipe multiprofissional para atendimento integral ao paciente queimado. As queimaduras são um grande desafio na saúde pública tanto por demandar cuidados clínicos como cirúrgicos.

Objetivos

Quantificar os Centros de Tratamento de Queimaduras habilitados no Brasil e correlacioná-los com a quantidade de pacientes queimados no território nacional no ano de 2018.

Delineamento e Métodos

Verificou-se os CTQs habilitados no Brasil a partir do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Os dados referentes ao número de pacientes com queimaduras foram obtidos a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, considerou-se todo paciente com Autorização de Internação Hospitalar (AIH) desde pequenas queimaduras até tratamento de urgência de grandes queimados.

Resultados

O Ministério da Saúde habilita 43 unidades de CTQs de Alta Complexidade. Dessas unidades há 38 CTQ com Unidades de Terapia Intensiva para queimados, totalizando 174 leitos pelo Sistema Único Saúde (SUS). É estimado 1 milhão de acidentes por queimaduras por ano no Brasil e 2500 irão falecer por complicações diretas ou indiretas. Em 2018 houve 16.436 AIH na rede pública do SUS que geraram 199.367 dias de permanência em leitos.

Conclusões/Considerações finais

Se considerarmos a quantidade de vítimas de queimadura no país vemos a necessidade de mais CTQs para uma cobertura nacional e homogênea. Muitos estados ainda não possuem nenhum centro, principalmente da região Norte e Nordeste. As duas regiões apresentam apenas 9 unidades e possuíram em 2018 32,2 % das AIH. Ao compararmos com os Estados Unidos há 159 CTQs, uma média de um centro para 2 milhões de habitantes, contra um centro para 4,5 milhões de habitantes no Brasil. Existe uma dificuldade enfrentada pelos CTQ nos diversos sistemas de saúde, os Estados Unidos sofrem uma retração nas unidades e o Brasil apresenta dificuldade na implementações de novos centros. Cabe ressaltar a importância dos CTQs no cenário nacional, uma vez que permitem um atendimento integral ao paciente queimado a partir de sua equipe multiprofissional, assim, é necessário incentivar novas implementações, principalmente nos estados desprovidos de nenhum centro especializado.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Jelson Cardoso Junior, Iago Ivanovitch Batista Oliveira, Gustavo Benassi Turrissi