15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Isquemia medular secundário a hérnia torácica centro medular

Introdução/Fundamentos

A herniação de disco torácico é uma complicação rara - incidência de 1 para 1.000.000 pessoas - porém, a medula torácica é muito vulnerável a compressão através da restrição de espaço, apresentando déficits neurológicos progressivos com clínica semelhante a outras doenças neurológicas.

Objetivos

Reportar um caso de isquemia medular com déficits neurológicos significativos em que o rápido reconhecimento do quadro permitiu abordagem cirúrgica com descompressão medular.

Caso

Uma mulher de 42 anos iniciou com quadro súbito de retenção urinária e dificuldade de marcha após realização de atividade física no dia anterior. Ao exame físico apresentava força grau quatro em ambos os membros inferiores e grau cinco em membros superiores, reflexos preservados e ausência de déficit sensitivo. Tomografia computadorizada da coluna torácica lombar mostrava presença de hérnia calcificada crônica. Para exclusão dos diagnósticos diferenciais foi feita uma Ressonância Magnética (RM) da coluna, que teve como achado a extrusão discal centro medular em T5-T6 com alteração de sinal envolvendo a porção anterior da medula. A presença de alteração de sinal medular aliado a visualização da extrusão discal naquela topografia permitiram o diagnóstico de lesão vascular isquêmica secundária a hérnia extrusa centromedular torácica. A descompressão cirúrgica foi realizada em 24 horas do atendimento hospitalar e 36 horas após o início do quadro. A paciente evoluiu no pós operatório com recuperação de todos os déficits iniciais de força e disfunção urinária, embora, mesmo sem significado clínico, a RM mantenha o sinal de isquemia.

Conclusões/Considerações finais

Diversas doenças neurológicas podem ter clínica semelhante a isquemia medular a exemplo de: Síndrome de Cauda Equina, infecções e Síndrome de Guillain Barré. A suspeita dessa complicação de herniação do disco torácico permite uma investigação adequada. Diversos fatores interferem no prognóstico, entretanto o diagnóstico precoce e a rápida intervenção cirurgia permitem melhores resultados.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Caroline Figueiredo da Silva, Caroline Louise Machado, Heloisa da Silva Schafaschek, Julio Cesar de Aguiar Junior, Marcus Vinicius Magno Gonçalves