15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Efeito de inibidores de DPP-4 e agonistas de GLP-1 na perda de peso e controle pressórico de idosos com nefropatia diabética

Fundamentação/Introdução

O tratamento farmacológico do diabetes mellitus tipo 2 (DM-2) envolve uma série de classes de medicamentos, entre eles os inibidores de DPP-4 (iDPP-4) e os agonistas de GLP-1 (aGLP-1). Ambas as classes aumentam o GLP-1, um hormônio incretínico produzido no intestino, que aumenta a secreção de insulina, propiciando controle da glicemia. Além desse efeito, existem outros efeitos secundários a esses medicamentos, que podem ser benéficos e têm sido motivo de estudo.

Objetivos

Identificar na literatura atual o efeito de iDPP-4 e aGLP-1 no controle pressórico e na perda de peso de pacientes com nefropatia diabética.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma busca na base de dados Pubmed, onde foram utilizados os descritores “chronic kidney disease”, “blood pressure”, “weight loss”, “GLP-1 agonists” e “DPP-4 inhibitors”. Foram encontrados 3621 artigos. Após a aplicação dos filtros “free full text”, “full text”, “humans”, “english”, “portuguese”, “5 years” e “65+ years”, restaram 90 artigos. Os artigos passaram pela seleção através da leitura dos abstracts, e assim, restaram 23 artigos, que foram lidos na sua totalidade. Destes, apenas 10 foram aprovados por conter todos os critérios previamente selecionados.

Resultados

Os aGLP1 atuam no estômago, retardando o esvaziamento gástrico, implicando em uma absorção mais lenta da glicose ingerida e resultando em perda de peso. Os estudos coletados apontam, em média, uma redução de 3 kg de massa corporal após um ano de tratamento. Além do efeito indireto de redução da pressão arterial (PA), estudos também mostram efeitos diretos do aGLP-1 no controle da PA, baixando em até 2 mmHg de pressão sistólica. Foi observada uma relação dose-dependente entre os aGLP-1 e a perda ponderal. Também foram encontradas associações com sexo e restrição alimentar: mulheres perderam mais peso do que homens, e diabéticos em terapia com aGLP-1 que fizeram controle dietético mais rigoroso perderam mais peso. Indivíduos com o IMC mais elevado no início dos estudos também tiveram resultados mais significativos.

Conclusões/Considerações finais

Os aGLP-1 reduzem a PA e o peso de diabéticos. Não se observaram estudos sobre a ação de iDPP-4 no controle da PA e na redução de peso no grupo de pacientes nefropatas. Sugere-se aumento de estudos nessa população.

Palavras-chave

diabetes mellitus tipo 2, tratamento farmacológico, nefropatia, idoso, perda de peso, pressão arterial

Área

Clínica Médica

Autores

DEISE NAJI GOMES KRISTOCHIK, FERNANDA BASTOS ANDRADE COPETTI, MIGUEL MARCON DANDOLINI, DORA PEDROSO KOWACS, RENÉ SCALET SANTOS NETO