15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME PÓS CUIDADOS INTENSIVOS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO

Fundamentação/Introdução

Síndrome Pós Cuidados Intensivos é um termo recente, utilizado para designar um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e cognitivos que frequentemente acometem pacientes que receberam alta de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Sua definição surgiu em 2010, a partir da percepção de que as abordagens intensivas poderiam impactar na qualidade de vida - a curto, médio e longo prazo - de sobreviventes de doenças graves, além do notável aumento da prevalência desse tipo de transtorno.

Objetivos

Definir a síndrome; compreender sua crescente importância no cenário médico, assim como, a necessidade de estudos acerca do tema.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão de literatura internacional e brasileira, realizada por meio de busca de artigos em inglês e português, em bases de dados eletrônicas (Cochrane, BMJ, PubMed e Scielo), sem limitação de data.

Resultados

Foram encontrados 45 artigos, entre os anos de 2012 e 2019, sendo somente 2 deles publicações nacionais - uma metanálise de estudos internacionais e um projeto de estudo a ser realizado nas 5 diferentes regiões brasileiras. Direta ou indiretamente, a maior parte desses artigos converge para uma conclusão: em todo mundo, ainda não está bem definida a melhor forma de fazer o seguimento ambulatorial dos pacientes que tem alta após um período de permanência em UTI. E, em grande parte, tal fato é justificado pela novidade que essa entidade clínica representa, implicando um número ainda muito limitado de estudos. Em oposição a tal conclusão, está o crescente número de pacientes com essa demanda, diante de uma Medicina cada vez mais intervencionista e eficaz. Nesse contexto, destaca-se, ainda, a falta de bibliografia brasileira sobre o tema e a ausência de estudos que permitam delinear novas práticas no nosso país.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome Pós Cuidados Intensivos é um diagnóstico recente na linha evolutiva da Medicina, que ainda demanda de muitos estudos para melhor manejo dos pacientes, com consequente melhoria na qualidade de vida. Para tanto, é um tema que precisa ser mais difundido e explorado, para real compreensão de sua magnitude, em um contexto de desenvolvimentos científico e tecnológico exponenciais, que permitem que cada vez mais pessoas sobrevivam a doenças graves e, consequentemente, desenvolvam a síndrome.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Márcio Cunha - Minas Gerais - Brasil

Autores

Laura Junqueira Caixeta, Laura Fernandes Aredes Cunha, Flávia Magalhães Ribeiro, Raquel Garcia Braga, Silvia Grabrielli Rocha