15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Estudo epidemiológico das colonoscopias realizadas entre 2012 e 2017 no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt em Joinville-SC

Fundamentação/Introdução

colonoscopia; epidemiologia; câncer colorretal

Objetivos

A colonoscopia é considerada padrão ouro para identificação precoce do câncer colorretal. Caracteriza-se como um recurso diagnóstico e terapêutico que possibilita o exame e o tratamento do reto, cólon e íleo distal. Estudos observacionais sustentam sua grande eficiência, indicando que a maior parte dos casos e óbitos por câncer colorretal poderiam ser evitados por meio da triagem realizada por desse exame.

Delineamento e Métodos

Considerando que não há estudos referentes ao monitoramento dos exames de colonoscopia realizados em Joinville, que é a maior cidade do estado de Santa Catarina, é imprescindível conhecer o perfil epidemiológico nesse contexto. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi analisar os resultados de colonoscopias realizadas entre 2012 e 2017 no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt em Joinville-SC.

Resultados

Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo e transversal. Para a coleta de dados, foi efetuada análise de prontuários eletrônicos, resultados de colonoscopias e laudos anatomopatológicos realizados na instituição referida no período considerado de todos os indivíduos dos sexos masculino e feminino, maiores de 18 anos, e que foram submetidos a exame de colonoscopia diagnóstica ou terapêutica.

Conclusões/Considerações finais

Entre 2012 e 2017 foram documentadas 898 colonoscopias no sistema de prontuários eletrônicos. A maior parte foi realizada em sujeitos do sexo masculino (59,0%), na faixa etária entre os 50-64 anos, que correspondeu a 34% dos indivíduos. Quanto aos achados do exame, o mais encontrado foi a doença diverticular, correspondendo a 29,95%, seguido do exame dentro dos padrões da normalidade com 20,48% e lesões de mucosa e submucosa com 10,91%. A maior parte dos indivíduos (88,19%) não foi submetida a nenhum procedimento específico durante a execução do exame. Dentre os procedimentos, a biópsia foi o mais efetuado (15,0%) seguido de polipectomia associada ou não à biópsia, correspondendo a 8,35% dos casos. Ainda, foi factuado como preparo adequado para a execução do exame em 78,97% dos casos.

Palavras-chave

Na população estudada, a colonoscopia foi realizada mais em homens acima de 50 anos, dentro de taxa aceitável de preparo adequado para o exame, com baixa necessidade de realização de procedimentos específicos e conduziu principalmente ao diagnóstico de doença diverticular. Estudos epidemiológicos em outras instituições do estado podem contribuir para mais comparações para conduzir a compreensão mais ampla da epidemiologia deste tipo de exame.

Área

Clínica Médica

Autores

Viviane Helena Raimundo, Eduardo Manoel Pereira, Haroldo Luiz Jordelino Luz, Paula Fernanda Partika