15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DO CONHECIMENTO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS ENTRE CLÍNICOS E NÃO CLÍNICOS

Fundamentação/Introdução

Os cuidados paliativos têm por intuito mudar a perspectiva do processo de adoecer e da finitude. Sendo assim, a análise do conhecimento dos profissionais visa salientar a importância sobre o assunto e identificar as lacunas a complementar para um atendimento mais efetivo.

Objetivos

Analisar o conhecimento acerca dos cuidados paliativos comparando o desempenho dos profissionais médicos que possuem residência em clínica médica em relação aqueles que não realizaram.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal com aplicação de uma escala objetiva contendo 15 questões obtidas através da tradução e da adaptação dos questionários validados. As questões foram selecionadas por uma equipe multidisciplinar em termos de relevância, clareza, coesão e coerência. As questões foram formuladas no modelo de “verdadeiro”, “falso” e “não sei”, abrangendo temas de conceitos gerais sobre cuidados paliativos. A nota foi dada nos valores de 0 a 10.

Resultados

No universo de 515 profissionais, 142 realizaram residência em clínica médica, obtendo média de acertos de 7,83 em contrapartida do 7,69 daqueles que não possuem essa residência. Estes dados não possuem p estatisticamente relevante (p 0,191).
Dentre os profissionais que possuem residência em clínica médica, o grupo que se destaca é os que possuem residência ou especialização em geriatria e possuem média de 8,7. Em comparação aos outros clínicos, seu conhecimento é estatisticamente superior, tendo como base um p igual a 0 e intervalo de confiança de 95%. O desvio padrão também demonstrou respostas mais coesas, sendo este de 0,587, enquanto dos outros seria de 1,07.

Conclusões/Considerações finais

Com base nos resultados encontrados, não se pode afirmar que a residência em clinica médica seja substancial para que este médico tenha um desempenho superior acerca desse tema. Lacunas e aprimoramentos na formação devem ser estudadas mais a fundo para que os cuidados paliativos sejam aplicados na pratica de forma mais efetiva e confortável ao paciente. Todavia, segundo os dados estatísticos, a residência ou experiência em geriatria parece resultar em maior conhecimento acerca desse tema.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Beatriz Luvizotto Lemos, Alexandre Henrique Scheibe, Aline da Silva Tezotto, Cinthia Jung, Isadora Cristina Barbosa Lopes