15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Trombose venosa profunda isolada em veias tibiais anteriores, um caso incomum?

Introdução/Fundamentos

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença muito prevalente no mundo e possui várias complicações que podem levar à morte. O local mais comum de TVP são as veias profundas proximais dos membros inferiores, a trombose venosa distal à veia poplítea é menos frequente e possui uma baixa acurácia no diagnóstico clínico.




Objetivos

Relatar um caso de trombose isolada de veias tibiais anteriores – uma forma de apresentação rara da TVP – que, em função de sua topografia incomum, é pouco estudada.

Caso

A paciente foi admitida em ambiente hospitalar referindo dor constante e de baixa intensidade na perna direita, leve cianose. Apresenta diagnósticos de tireoidite de Hashimoto e trombofilia devido à mutação hereditária no gene da protrombina, fator II da coagulação. Ao exame físico foi detectado edema discreto, assimetria menor que 3 cm, panturrilha flácida, sem empastamento e alterações crônicas pós trombóticas. Exame de imagem confirmou trombose recente nas veias tibiais anteriores e trombose antiga nos segmentos fêmoro-poplíteo e poplíteo-podal, com sinais de recanalização.

Conclusões/Considerações finais

Apesar dos casos de trombose venosa profunda distal representarem 30 a 50% de todas as tromboses dos membros inferiores, o caso discutido neste relato é um episódio incomum, já que o acometimento das veias tibiais anteriores, especificamente, é raro. Em tese, a conduta e o tratamento não diferem das outras topografias, entretanto, um cuidado especial ao realizar o diagnóstico se faz necessário, dado que a sintomatologia e clínica são pouco características, se não diagnosticada precocemente pode evoluir com complicações, sendo a mais devastadora o tromboembolismo pulmonar, que se estima ter mortalidade de até 30% no primeiro mês.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Fernanda Beltramin, Rayana Caus Prado, Vinícius Ferreira Lacerda Santos, Viviane Midori Fugimoto Stonoga, Ana Luiza Dias Valiente Engelhorn