15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Introdução do suporte básico de vida no primeiro ano da faculdade de medicina em laboratório de simulação realística

Fundamentação/Introdução

O processo ensino/aprendizagem relaciona-se ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades (cognitivas, comportamentais e práticas) que servirão de base para a formação de um profissional com plenas competências para exercer a sua profissão. Na faculdade de medicina, desenvolver habilidades desde os períodos iniciais se torna relevante, uma vez que os discentes tem a oportunidade de entrar em contato com técnicas e manobras que fazem parte da rotina das urgências e emergências em todas as grandes áreas de atuação médica.

Objetivos

Demonstrar que o treinamento de suporte básico de vida precoce, com início no primeiro ano da faculdade de medicina, pode trazer resultados positivos no processo de aprendizagem e na aquisição das competências necessárias para o futuro profissional da saúde.

Delineamento e Métodos

Este é um estudo observacional, descritivo e analítico, realizado no laboratório de simulação realística em uma universidade no sul do Brasil. A amostra foi formada pelos discentes que estavam cursando o primeiro ano da faculdade de medicina, tendo participado 77. As atividades foram realizadas em três dias, com duração de 4 horas cada encontro. Os estudantes receberam instruções teóricas a respeito do manejo da vítima irresponsiva, desobstrução manual da via aérea e ventilação com dispositivo bolsa-valva-máscara, além da técnica de compressões cardíacas e manejo conforme protocolo da American Heart Association. No terceiro dia foram submetidos a uma avaliação comportamental e a uma avaliação de habilidades técnicas, tendo recebido feedback no final da avaliação.

Resultados

A análise dos resultados mostrou haver correlação significativa entre as variáveis familiaridade com o equipamento e ventilação efetiva (p=0,0024), posição das mãos e compressões efetivas (p=0,019), posição das mãos e frequência das compressões (p=0,07), posição das mãos e profundidade correta das compressões (p=0,01) e retorno do tórax e frequência das compressões (p=0,000).

Conclusões/Considerações finais

Na graduação, já está consolidada a ideia de que treinar habilidades é um dos caminhos para a aquisição de competências. A importância das variáveis analisadas no manejo da ressuscitação e no seu desfecho demonstra a necessidade de treinamento contínuo das equipes para obter melhores resultados. As manobras de ressuscitação capazes de retomar a função cardíaca e de prover oxigenação aos tecidos serão eficientes quanto mais precocemente for realizada a intervenção e quanto mais treinados forem os profissionais que estiverem realizando as mesmas.

Palavras-chave

Emergências; Suporte básico de vida; Capacitação profissional.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Sabrina Costacurta, Lívia Maria Bereta dos Reis, Samanta Maagh, Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes, Maurício Moraes