15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A PREVALÊNCIA DE Clostridium difficile EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL GERAL DE SÃO PAULO

Fundamentação/Introdução

O uso indiscriminado de antibióticos causa desequilíbrio bacteriano intestinal, aumentando a população do microorganismo Clostridium difficile, causador de Diarréia Persistente. Este quadro leva à internação hospitalar para tratamento apropriado. É de suma importância que o Clínico conheça os aspectos envolvidos com esta morbidade, para melhorar os parâmetros dos atendimentos dos pacientes. Bem como aos gestores a qualidade da assistência.

Objetivos

Determinar a prevalência da presença da bactéria Clostridium difficile, em pacientes internados com quadro de Diarréia Persistente num Hospital Geral da cidade de São Paulo. Visando a implantação de instrumentos de monitoramento e programas preventivos, que possibilitem as melhores ações de atendimento.

Delineamento e Métodos

Estudo Epidemiológico Coorte, tendo como base os registros médicos da população de pacientes internados com quadro de Diarreia Persistente, num Hospital Geral da Cidade de São Paulo.
Os quais foram submetidos a exames laboratoriais de Coprocultura, para detecção da presença de toxinas do microrganismo Clostridium difficile.

Resultados

Realizado tratamento estatístico nos dados avaliados, e mensuração analítica do contingente amostral, ficou patente que cerca de 16% dos pacientes internados com quadro de Diarréia Persistente, tinham presença da bactéria Clostridium difficile acima dos parâmetros usuais. Indicando a grande necessidade do conhecimento deste fator.

Conclusões/Considerações finais

A identificação do Clostridium difficile responsável por quadros de Diarreia Persistente, é primordial para o diagnóstico precoce e tratamento adequado. O compreensão do quadro para a adoção de precauções entéricas, é a melhor forma de reduzir a morbidade e mortalidade desta infecção, bem como previne sua disseminação em ambientes hospitalares.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

NATÁLIA CRISTINA ZORZENON, NORTON WAGNER FERRACINI