15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DE TESTES RASTREIO NA AVALIAÇÃO DO ESTADO COGNITIVO E DA MEMÓRIA EM PACIENTES COM EPILEPSIA

Fundamentação/Introdução

A maioria dos epilépticos é propensa a um declínio no desempenho cognitivo em comparação com pacientes sem a doença. A epilepsia focal e generalizada pode levar a problemas de memória, linguagem e funções executivas. Distúrbios no estado cognitivo e na memória são umas das principais preocupações dos pacientes com epilepsia e, em geral, os médicos tendem a subestimar a importância dessas condições.

Objetivos

Foi no sentido de contribuir para a implementação de estratégias de rastreio de declínio cognitivo e distúrbios na memória nos pacientes com epilepsia que esta pesquisa foi desenhada.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal observacional de pacientes em acompanhamento no Ambulatório do Sistema Único de Saúde de Epilepsia do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Cajuru. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) foram aplicados.

Resultados

Amostra final de 40 pacientes. Houve predomínio do sexo determinado ao nascimento feminino (57,5%) e grau de escolaridade fundamental incompleto (47,5%). A média de idade atual foi de 45,8 anos. Houve predomínio de acometimento de lobo extra temporal (57,5%) e lado esquerdo (52,5%). Dentre as lesões mais associadas ao foco da epilepsia estão TCE (n=9) e esclerose mesial (n=6). Predomínio de lesões estruturais (55%), crises disperceptivas (85%) e motoras (60%). 21 pacientes usavam mais de dois medicamentos para epilepsia. O resultado do MEEM foi dividido em normal (n=10) e alterado (n=30). Para esta análise foi ajustada uma curva ROC para os escores MoCA considerando-se os resultados do MEEM. A área da curva ROC foi de 0,82 com significância estatística (p=0,001); escores acima de 18 estão associados ao MEEM normal e escores de até 18 estão associados ao MEEM alterado. A sensibilidade deste ponto de corte foi estimada em 90% e a especificidade foi estimada em 70%. Também foi calculado quantos pacientes apresentaram MEEM normal e MoCA alterado (≤ 18). Dentre os 10 indivíduos com MEEM normal, 03 se enquadram com escore MoCA alterado, todos com foco epileptogênico em lobo temporal.

Conclusões/Considerações finais

Nesse sentido, sugere-se o uso do teste MoCA para triagem e monitoramento desses declínios cognitivos, como uma alternativa mais fidedigna do que o MEEM.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Carolina Oliveira de Paulo, Ana Luísa Garcia Giamberardino, Bruno Oliveira de Paulo, Larissa Miyashiro, Carlos Alexandre Twardowschy