15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Auxílio da Ecobroncoscopia para diagnóstico de histoplasmose pulmonar em paciente imunocompetente.

Introdução/Fundamentos

A histoplasmose é uma infecção fúngica endêmica no continente americano adquirida por meio da inalação do fungo Histoplasma capsulatum, em sua forma de conídeo. Tipicamente se apresenta como uma doença de característica oportunista, sem infecção disseminada em pacientes imunocompetentes. O diagnóstico baseia–se no encontro do agente por meio do exame direto e/ou cultura.

Objetivos

Demonstrar que os métodos invasivos podem auxiliar no diagnóstico de histoplasmose, quando os métodos convencionais disponíveis são negativos mas a suspeição clínica é elevada

Caso

R.E.C, 39 anos, policial militar, previamente hígido, com viagem recente a Minas Gerais, realizou passeio ecológico no parque nacional de Ibitipoca, retornando ao Rio de Janeiro assintomático. No 7º após seu regresso iniciou quadro de febre (Tax 39,5°), tosse seca, dispnéia, sudorese noturna, associado a prostração, mialgia e inapetência, procurando então serviço de pronto-atendimento. Negava diarréia, vômitos, lesões de pele ou outros contactantes com a mesma sintomatologia. Exames realizados demonstraram leucograma normal com marcadores inflamatórios elevados. Radiografia de tórax com opacidade peri-hilar a esquerda e transparência pulmonar normal, complementado imagem com tomografia de tórax com contraste venoso que evidenciou linfonodos para-traqueais e subcarinais, menores que 10mm em seu maior eixo, sem outros achados relevantes.
Resultados: sorologia para HIV não reativa, sorologia para histoplasmose não reativa, broncoscopia com lavado broncoalevolar com pesquisa para BAAR, PCR para tuberculose, exame direto e cultura para fungos, todos negativos. Optou -se então pela ecobroncoscopia (EBUS) que identificou linfonodomegalia infracarinal e hilar esquerdo, sendo realizado punção aspirativa e cultura do material. Identificado Histoplasma capsulatum.

Conclusões/Considerações finais

Paciente imunocompetente com suspeita clínica e radiológica para histoplasmose pulmonar, com sorologias e culturas negativas frente aos métodos convencionais, porém realizado EBUS com biópsia linfonodal e cultura deste material, sendo isolado então neste material o Histoplasma capsulatum.

Palavras-chave

histoplasmose; ecobroncoscopia; imunocompetente

Área

Clínica Médica

Autores

jackson ramos pereira, aline pimentel mendonça, flavia pinto torres, luiza catharina brusasco grandini, amanda carmo do valle