15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Sarcoma indiferenciado primário do coração com múltiplas metástases sistêmicas por embolização.

Introdução/Fundamentos

Tumores primários cardíacos são extremamente raros, com incidência de 0,001-0,3% em séries de autópsias, existindo poucos estudos sobre o tema nos últimos anos. Entre as neoplasias primárias do coração apenas 25% são malignas, sendo o sarcoma o grupo histológico mais comum.

Objetivos

Descrever um caso de sarcoma cardíaco primário com múltiplas metástases em um paciente jovem com sintomas iniciais inespecíficos.

Caso

Paciente masculino, 30 anos, previamente hígido, internado em Hospital Universitário de Campinas em outubro de 2018 para investigação de quadro consumptivo com perda de 10 kg em 45 dias, dispneia aos moderados esforços, ortopneia, dispneia paroxística noturna e edema de membros inferiores. Queixava-se também de dor abdominal em aperto em região mesogástrica e dor à movimentação de ombro direito.
Realizada tomografia (TC) de tórax e abdômen que evidenciou lesão hipodensa de 4,0 cm em septo interatrial, congestão pulmonar, invaginação intestinal jejunojejunal, infartos focais em baço e rim direito e lesão cística de 8,0 cm em ombro direito. Sugerido lesão neoplásica cardíaca com acometimento à distância por embolização. Ecocardiograma mostrava massa em átrio esquerdo com invasão de valva mitral gerando estenose grave.
Paciente apresentou confusão mental e TC de crânio mostrou lesão expansiva frontal de 10,0 cm, com sinais de hipertensão intracraniana (HIC).
Foi submetido à exérese da massa cardíaca e a avaliação anatomopatológica da peça demonstrou sarcoma indiferenciado, de alto grau histológico, primário do coração.
Paciente evoluiu com rebaixamento de nível de consciência pela HIC, sendo submetido à craniectomia descompressiva sem realização de tumorectomia, porém com biópsia da lesão indicando sarcoma metastático.
Apresentou ainda abdômen agudo obstrutivo pela metástase intestinal, evoluindo a óbito após 20 dias de internação.

Conclusões/Considerações finais

O Sarcoma cardíaco primário é uma neoplasia maligna incomum, de prognóstico reservado, que ocorre em pacientes jovens, geralmente na 4ª década de vida. Apesar de raro no cotidiano do clínico, deve ser lembrado como diagnóstico diferencial de pacientes jovens, que se apresentem com síndrome consumptiva e sintomas de insuficiência cardíaca. O caso aqui relatado, de um paciente com sarcoma cardíaco com múltiplas metástases, evidencia como é necessário um alto grau de suspeição para o diagnóstico precoce deste tumor, já que muitas vezes os sintomas iniciais são inespecíficos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - São Paulo - Brasil

Autores

Arthur Gomes Oliveira Braga, Mariana Tazima Fujiwara, Otávio Manfrinati Petroni, Marcelo Gustavo Lopes, Cristina Alba Lalli, Daniela Miti Tsukumo