15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Perfil Microbiológico e de Resistência Bacteriana em Hospital de Curitiba

Fundamentação/Introdução

A crescente taxa de resistência bacteriana tornou-se um problema de saúde pública. Agrava-se à isso o uso indiscriminado de antibióticos e a falta de novos antimicrobianos capazes de combater bactérias multirresistentes, principalmente em âmbito hospitalar.

Objetivos

Descrever o perfil microbiológico e de resistência bacteriana em hospital com modelo exclusivamente hospitalar.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, transversal e retrospectivo dos indicadores do Hospital São Vicente – CIC, em Curitiba, PR, entre março e agosto de 2018.

Resultados

Das 1612 culturas realizadas, somente 2,4% positivaram para crescimento microbiano. Destes, 20,5% foram derivados de swab retal, 5,1% de swab nasal, 38,5% de urocultura e 35,9% de materiais diversos. Não houve positivação nas hemoculturas. Das culturas de Enterobacter sp, 22,2% apresentaram resistência a algum antibiótico, enquanto que das de Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae, 27,3% e 16,7%, respectivamente, eram resistentes.

Conclusões/Considerações finais

Comparando com a Avaliação dos Indicadores Estaduais das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana, a taxa de resistência de K. pneumoniae no hospital estudado foi 75% menor que o índice estadual. O índice de resistência da P. aeruginosa foi 30% maior, e a resistência da Enterobacter sp. foi 50% menor do que o estadual.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São Vicente - Paraná - Brasil

Autores

Monica Baratto Vedovatto, Reginaldo Oliveira Filho, Francielly Sirosse, Murilo Reis, Elizabeth Miotto