15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

USO DA ACUPUNTURA NO EDEMA DO PROCESSO INFLAMATÓRIO

Fundamentação/Introdução

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que, a partir da estimulação de fibras do SNP, alavanca alterações no SNC, promovendo o bem-estar e prevenindo e tratando doenças.

Objetivos

Comparar a eficácia do tratamento com Acupuntura nos pontos correspondentes ao E36 (Zusanli) e IG11 (Quchi) em humanos, mapeados em camundongos por Li (2004), sobre o edema induzido por carragenina e formalina em camundongos.

Delineamento e Métodos

Para a realização dos experimentos serão utilizados ratos Wistar machos (130-200g), fornecidos pelo Biotério Central da Universidade Regional de Blumenau, acondicionados a 22  2°C com um ciclo 12h claro/12h escuro e com livre acesso à água e comida. Após ambientação de 1 hora, os experimentos foram iniciados. Para indução do edema de pata, os ratos foram levemente anestesiados com éter e receberam uma injeção intraplantar de 0,1 ml de carragenina (pata esquerda) em solução salina isotônica (NaCl 0,9%, 100 microgramas/pata). O mesmo procedimento foi realizado para a aplicação de formalina. O edema foi medido com micrômetro nos intervalos de tempo de 0,5h; 1h; 2h e 4h após a injeção de carragenina. Os animais foram submetidos ao tratamento com Acupuntura imediatamente após a indução do edema.

Resultados

Os AINEs, como o diclofenaco, estão entre os fármacos mais vendidos no mundo, tamanha sua importância no tratamento da dor e da inflamação. O seu viés, no entanto, se encontra nos seus efeitos colaterais, por vezes comuns e tratados como sintomatologia inespecífica. Dentro deste cenário, temos a acupuntura como potenciais escolhas alternativas ou sinérgicas à terapia anti-inflamatória e analgésica dos fármacos tradicionais. É importante evidenciar, que os efeitos da acupuntura não podem ser generalizados, a redução da dor e os efeitos de nocicepção, bem como o alívio de outros sintomas pelo uso da acupuntura, podem depender de fatores como a escolha e a interação entre os pontos. A seleção dos pontos de acupuntura, profundidade da agulha, técnica de manipulação, tempo de agulhamento, número e frequência das sessões são peças importantes no tratamento com acupuntura.

Conclusões/Considerações finais

Com a análise dos dados, pode-se concluir que na nocicepção induzida pela formalina, a Acupuntura nos pontos IG11 e E36 reduziram tanto a fase neurogênica, quanto a fase inflamatória, quando em comparação ao controle.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIA ORSI, LUIS GABRIEL BLEMER, MÁRIO JOSÉ CONCEIÇÃO, CAROLINE VALENTE, MURILO LUIZ CERUTTI