15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE AGUDA DISSEMINADA EM ADOLESCENTE – MANEJO DE PROGNÓSTICO RESERVADO

Introdução/Fundamentos

A paracoccidioidomicose (PCM) configura umas das principais micoses de acometimento sistêmico. Não está incluída dentre as doenças de notificação compulsória, dificultando a análise de sua incidência. Em 2018 houve um aumento do número de casos comprovados na baixada fluminense, RJ . A forma aguda configura de 5-25% dos casos, principalmente em áreas endêmicas.

Objetivos

Relatar um caso de PCM em adolescente com rápida evolução fatal, após diagnóstico da forma aguda.

Caso

Masculino, 15 anos de idade, previamente hígido, admitido na emergência com quadro de linfadenopatia generalizada, associada a febre não aferida, dor abdominal difusa e perda de 5kg em 2 meses. Exames laboratoriais evidenciaram: anemia microcítica e hipocrômica, eosinofilia, anti HIV negativo. Tomografia de tórax, abdomen e pelve evidenciou linfonodomegalia generalizada e esplenomegalia com pequena área sugerindo infarto esplênico. Entre os os possíveis diagnósticos diferenciais estavam linfoma, tuberculose disseminada e outras micoses sistêmicas. Realizada biópsia de linfonodo cervical cujo histopatológico foi compatível com processo inflamatório crônico granulomatoso com estruturas sugestivas de infecção por PCM. Instituída terapia com anfotericina B mediante a piora clínica do paciente em questão com disseminação da doença. Não houve resposta ao antifúngico, o mesmo evoluiu para sepse e o óbito constatado dias após o início da terapia.

Conclusões/Considerações finais

O caso apresentado descreve uma doença endêmica crescente naquela região. Serve de alerta para os profissionais de saúde do Brasil e toda América Latina, denotando grande importância para uma discussão abrangente mediante seu desfecho, pois quando não diagnosticada e tratada oportunamente, pode levar a formas disseminadas graves e letais.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ellen Fernanda das Neves Braga, Daniella Mouta dos Santos Silva, André Oliveira carvalho, Sérgio Dortas Júnior , Eduardo Micmacher