15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Osteomielite tuberculosa de esterno em imunocompetentes

Introdução/Fundamentos

A tuberculose (TB) configura a principal causa de morte por um único agente infeccioso, acima do HIV (Organização Mundial de Saúde). O acometimento ósseo da TB é mais comum em crianças ou em indivíduos na quarta ou quinta década de vida. Atinge frequentemente a coluna vertebral e epífises de ossos longos. O acometimento do osso esterno é extremamente raro, com cerca de 20 casos registrados no mundo até 2009.

Objetivos

Relatar um caso atípico de TB com acometimento de esterno em paciente previamente hígido.

Caso

Masculino, 32 anos, sem comorbidades conhecidas, viagens recentes ou contato com indivíduos doentes, é admitido na emergência com quadro de intensa dor esternal desencadeada por esforço físico associada a crepitação local. Relatava perda ponderal importante, associada a febre diária não aferida. Ao exame físico nenhuma alteração significativa, além de caquexia e intensa dor a compressão esternal. Os exames complementares mostravam anemia moderada com padrão hipocrômico e microcítico, albumina, função hepática, renal, eletrólitos e PCR sem alterações. Anti-HIV negativo. Tomografia de tórax, abdome e pelve evidenciou lesões líticas em crista ilíaca e vértebras, além de osso esterno com fratura patológica. Submetido a biópsia do osso esterno, sendo a análise histopatológica compatível com osteomielite granulomatosa de provável etiologia tuberculosa. Instituída terapia com esquema básico em dose corrigida para o peso. O paciente foi liberado de alta hospitalar mantendo acompanhamento ambulatorial com supervisão do tratamento. Após 3 meses de tratamento houve recuperação de 10 kg e desaparecimento dos sintomas iniciais, sendo observado na tomografia de controle consolidação da fratura esternal, bem como calcificação em curso dos demais focos de lesão.

Conclusões/Considerações finais

O caso ilustra um diagnóstico frequente em nosso meio, considerando que um quarto da população mundial tem infecção latente por tuberculose, com uma localização atípica em um paciente sem doença pleuro-pulmonar ou pericárdica associada e sem evidências de imunossupressão pregressa ou atual. Salienta-se a diversidade de formas de apresentação clínica e radiográfica da TB.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Ellen Fernanda das Neves Braga, Gabrielle Assumpção Calixto, Francisco Gonçalves Fonseca, Eduardo Micmacher, Sérgio Dortas Júnior