15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do escore MEWS como preditor de gravidade em pacientes internados em enfermaria de Clínica Médica

Fundamentação/Introdução

O Modified Early Warning Score (MEWS) é um escore de alerta precoce para pacientes hospitalizados, capaz de identificar uma deterioração clínica aguda, a partir da análise de parâmetros fisiológicos. Quanto maior a pontuação atingida, maior o risco de evolução adversa.

Objetivos

Avaliar a capacidade do escore MEWS em predizer gravidade e mortalidade em paciente internados em enfermaria de clínica médica.

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo observacional, realizado entre junho e setembro de 2018, em hospital terciário de referência da Baixada Santista.

Resultados

Foram realizadas 1551 aferições, em 147 pacientes. 54% dos pacientes eram do sexo masculino, com média etária de 56 anos. O MEWS médio foi de 2,85, sendo que 85% dos pacientes apresentaram pelo menos uma aferição entre 3 e 4, e 44% maior ou igual à 5. A presença de MEWS entre 3 e 4 demonstrou relação estatisticamente significante com o desfecho mortalidade global (p = 0,0386), sendo 6,7 vezes maior o risco de óbito nesses pacientes (OR = 6.6667). A presença de MEWS ≥ 5 aumentou em 4,4 vezes a chance de óbito (p = 0,0003; OR = 4,48) e em 2,6 vezes o risco de internação em UTI (p = 0,027; OR = 2,66). Além disso, quanto maior a pontuação no escore MEWS, maior a ocorrência de eventos adversos, como óbitos (p < 0,001) e admissões em UTI (p = 0,003). Os diagnósticos de sepse de foco pulmonar e neutropenia febril foram os mais frequentes entre os pacientes admitidos em UTI.

Conclusões/Considerações finais

A literatura mostra que as características basais das populações de pacientes internados em enfermarias de clínica médica variam muito, de acordo com o perfil de cada hospital no qual o MEWS foi aplicado. No entanto os estudos são concordantes em correlacionar a pontuação do escore com a presença de eventos adversos. Evidencia-se que MEWS ≥ 3 aumenta significativamente o risco de óbito, e que há maior incidência de internações em UTI em pacientes com MEWS ≥ 5, o que também foi encontrado neste estudo. O MEWS é uma ferramenta de fácil aplicabilidade a beira leito, capaz de predizer a gravidade clínica e a mortalidade hospitalar, auxiliando na detecção precoce de deterioração clínica e prevenindo eventos adversos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Lusíada - São Paulo - Brasil, Hospital Guilherme Álvaro - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Paula Rocha Veiga, Carlos Eduardo Mendonça Tomé, Letícia Calandrino, Gabriela Pizarro O. F. Henriques, Thaís Maria Pinto e Souza